Ritmo no cinema e o simbolismo de Susanne Langer

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26439/contratexto2023.n39.5785

Palavras-chave:

ritmo, cinema, tensão, simbolismo, representação

Resumo

Esta investigação analisa o ritmo no cinema de ficção com base na noção de ritmo nas artes da filósofa Susanne Langer a partir da sua teoria do simbolismo. Ao contrário de estudos anteriores sobre ritmo no cinema e partindo de perspectivas matemáticas com a métrica do tempo, proporções e frequências das filmagens na montagem, propõe-se, neste artigo, demonstrar que o fenómeno do ritmo no cinema também pode ser analisado a partir da filosofia da arte, neste caso, a partir do simbolismo de Langer, que considera que o ritmo nas artes é recriado na relação das tensões de uma obra a fim de promover a simbolização dos sentimentos na totalidade dela. Os resultados mostram que existem até quatro formas recorrentes de relações na representação de cenas de tensão (ou tensão dramática), e que estas sucessivas relações de tensão são representadas pelo cineasta de uma forma consciente e reflexiva até conseguir que a significação dos sentimentos apareça na totalidade do filme. Este estudo é uma nova forma de analisar o ritmo na arte cinematográfica, bem como uma contribuição que realça algumas técnicas de manobrar o ritmo e simbolizar os sentimentos do cineasta.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • María del Carmen Fernández Trujillo, Universidad Privada del Norte, Perú

    Magíster en Comunicación Social con mención en Investigación en Comunicación por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Perú.

Referências

Canet, F., & Prósper, J. (2009). Narrativa audiovisual. Estrategias y recursos. Editorial Síntesis.

Chion, M. (2006). Cómo se escribe un guion. Cátedra.

Dany Campos. (2016, 18 de junio). 2.9 La tensión dramática [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=YYm221k98oE

Dany Campos. (2016, 25 de junio). 2.10 Evolución de la tensión dramática [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=tqBcT8KosDA

Eisenstein, S. (1958). El sentido del cine. Siglo xxi.

Eisenstein, S. (2001). Hacia una teoría del montaje. Paidós Ibérica.

Fernández Trujillo, M. (2019). El ritmo en el cine y la representación de los sentimientos: Susanne Langer y la noción simbólica del ritmo en las artes. [Tesis de maestría, Universidad Nacional Mayor de San Marcos]. Cybertesis. https://hdl.handle.net/20.500.12672/10780

Field, S. (2002). El libro del guion. Fundamentos de la escritura de guiones. Plot Ediciones.

Guerra, C. (2009). Acerca de los conceptos de trama y ritmo: una aproximación desde Paul Ricoeur y otros autores. Resonancias, (25), 45-62. https://repositorio.uc.cl/handle/11534/4550

Hernández, R., Fernández, C., & Baptista, P. (2006). Metodología de la Investigación. McGraw-Hill.

Langer, S. (1958). Nueva clave de la filosofía. Un estudio acerca del simbolismo de la razón, del rito y del arte. Editorial Sur.

Langer, S. (1967). Sentimiento y Forma. Una teoría del arte desarrollada a partir de una nueva clave de la filosofía. Instituto de Investigaciones Filosóficas.

Layton, W. (2008). ¿Por qué? Trampolín del actor. Editorial Fundamentos.

Loureiro Comparato, L. (1992). De la creación al guion. Instituto RTVE.

McKee, R. (2013). El guión story. Sustancia, estructura, estilo y principios de la escritura de guiones. Alba Editorial.

Mitry, J. (1978). Estética y Psicología del Cine. Las Estructuras (vol. 1). Siglo XXI.

Reyes, A. (s. f.). Lista de emociones básicas y secundarias. Psicoemocionat. https://www.psicoemocionat.com/lista-de-emociones-basicas-y-secundarias/

Pearlman, K. (2009). Cutting Rhythms. Shaping the film edit. Elsevier-Focal Press.

Sánchez, R. (1994). Montaje cinematográfico. Arte de movimiento. Centro Universitario de Estudios Cinematográficos.

Tarkovski, A. (2005). Esculpir en el tiempo. Reflexiones sobre el arte, la estética y la poética del cine. Ediciones RIALP.

Publicado

2023-05-30

Como Citar

Fernández Trujillo, M. del C. (2023). Ritmo no cinema e o simbolismo de Susanne Langer. Contratexto, 039, 243-257. https://doi.org/10.26439/contratexto2023.n39.5785