Disciplina, governamentalidade e virtualidade na sala de aula ampliada: anotações de aprende en casa, a estratégia educacional mexicana em face da pandemia COVID-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26439/contratexto2021.n036.5215

Palavras-chave:

aparelho escolar, governamentalidade, subjetivação, sujeição, virtualidade

Resumo

A estruturação deste ensaio é de três seções. A primeira faz referência a onda histórica que tem aprimorado as novas “tecnologias corretivas do indivíduo". A segunda seção apresenta uma perspectiva crítica da escola ao comparar-se com uma fábrica que gera alunos dóceis, de moralidades manipuláveis. A terceira seção exemplifica, ainda na aula estendida, os modos a partir dos quais, os dispositivos de sujeição e subjetivação dessas tecnologias corretivas do aluno, não apenas se manifestam como também parecem ter se incrementado ao juntar-se com a autoridade do contexto familiar. Além disso, todas as seções são sustentadas a partir de algumas percepções dos alunos e professores críticos do que foi (e ainda é) exercer sua prática profissional e viver os processos de treinamento da estratégia “Aprenda en Casa”, também se percebe a sensação, talvez compartilhada, de ter perdido o espaço essencial para a conquista da aprendizagem: a escola e suas salas de aula.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Omar Daniel Cangas, Universidad Pedagógica Nacional del Estado de Chihuahua

    Doctor en Ciencias Sociales por la Universidad Pedagógica Nacional del Estado de Chihuahua, México

Referências

Butler, J. (2001). ¿Qué es la crítica? Un ensayo sobre la virtud de Foucault. Transversal Texts. https://transversal.at/transversal/0806/butler/es

Castro-Gómez, S. (2010). Historia de la gubernamentalidad. Razón de Estado, liberalismo y neoliberalismo en Michel Foucault. Siglo del Hombre.

Castro Orellana, R. (2005). Foucault y el saber educativo (tercera parte: el nacimiento de la disciplina). Diálogos Educativos, 10(5), 11-22. http://www.umce.cl/~dialogos/n10_2005/castro.swf

Consejo Nacional de Evaluación de la Política de Desarrollo Social. (2020). Medición de la pobreza en México. https://www.coneval.org.mx/Paginas/principal.aspx

Deleuze, G., y Guattari, F. (1997). Mil mesetas. Capitalismo y esquizofrenia (3.a ed.). Pre-Textos.

Durkheim, É. (1988). Las reglas del método sociológico y otros escritos sobre filosofía de las ciencias sociales. Alianza Editorial.

Estrada Avilés, J. C. (2002). El derecho a la intimidad y su necesaria inclusión como garantía individual. Órgano Informativo de la Comisión de Derechos Humanos del Estado de México, 57(9), 1-14. http://www.ordenjuridico.gob.mx/Congreso/pdf/86.pdf

Foucault, M. (1984). La ética del cuidado de sí como práctica de la libertad. Concordia. Revista Internacional de Filosofía, 6, 99-116 https://revistas.unc.edu.ar/index.php/NOMBRES/article/view/2276/1217

Foucault, M. (1990). Tecnologías del yo y otros textos afines. Paidós.

Foucault, M. (1992). Microfísica del poder. La Piqueta.

Foucault, M. (2002). Vigilar y castigar: nacimiento de la prisión. Siglo XXI Editores.

Foucault, M. (2006). Seguridad, territorio, población. Fondo de Cultura Económica.

Foucault, M. (2007). Nacimiento de la biopolítica. Fondo de Cultura Económica.

Freitas de Macedo, L. (2012). La biopolítica como política de la angustia. Virtualia, 25, 1-4. http://www.revistavirtualia.com/storage/articulos/pdf/4MFJH23joTM1wnD6J0rlxPZtzfT7t5H5uUBVSJ8Y.pdf

Han, B.-C. (2014). En el enjambre (R. Gabás, Trad.). Herder.

Instituto Nacional de Estadística y Geografía. (2018). Encuesta Nacional de Ingresos y Gastos de los Hogares 2018. https://www.inegi.org.mx/programas/enigh/nc/2018/

Lemke, T. (2017). Introducción a la biopolítica. Fondo de Cultura Económica.

Lloyd, M. (2020). Desigualdades educativas y la brecha digital en tiempos de COVID-19. En H. Casanova Cardiel (Coord.), Educación y pandemia: una visión académica (pp. 115-121). Universidad Nacional Autónoma de México, Instituto de Investigaciones sobre la Universidad y la Educación.

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2 de abril del 2020). El coronavirus-19 y la educación superior: impacto y recomendaciones. https://www.iesalc.unesco.org/2020/04/02/el-coronavirus-covid-19-y-la-educacion-superior-impacto-y-recomendaciones/

Patarroyo Rengifo, S. (2012). El neoliberalismo y el imperativo empresario de sí mismo. Revista Observaciones Filosóficas, 14, 1-20. http://www.observacionesfilosoficas.net/neoliberalismoybiopoliticafoucacult.htm

Revel, J. (2009). Diccionario Foucault. Nueva Visión.

Salama, P. (2021). Contagio viral, contagio económico: riesgos políticos en América Latina. CLACSO.

Secretaría de Educación Pública. (2015). Diagnóstico ampliado del programa de la Reforma Educativa U-O82. https://www.coneval.org.mx/Informes/Evaluacion/Diagnostico/Diagnostico_2015/SEP_U082.pdf

Urraco-Solanilla, M., y Nogales-Bermejo, G. (2013). Michel Foucault: el funcionamiento de la institución escolar propio de la modernidad. Anduli. Revista Andaluza de Ciencias Sociales, 12, 153-167. https://institucional.us.es/revistas/anduli/12/art_9.pdf

Veiga-Neto, A. (2013). Biopolítica, normalización y educación. En M. Ruvituso (Ed.), Cuadernos de pensamiento biopolítico latinoamericano 1. Actas del III Coloquio de Biopolítica y I Coloquio Internacional de Biopolítica y Educación (pp. 10-19). Editorial Universitaria.

Welsh, I. (2009). Si te gustó la escuela, te encantará el trabajo. Anagrama. (Trabajo original publicado en el 2007)

Publicado

2021-11-26