Narrativas contra a igualdade: discurso e desinformação no debate parlamentar peruano
DOI:
https://doi.org/10.26439/contratexto2025.n44.7900Palavras-chave:
discurso parlamentar, estratégias discursivas, direitos sexuais, direitos reprodutivos, abordagem de géneroResumo
A investigação analisa as narrativas e estratégias discursivas utilizadas no Congresso da República do Peru em relação a dois projectos de lei sobre direitos sexuais e reprodutivos durante a primeira metade do período congressional 2021-2026. Foram selecionados para análise os projectos de lei 904/2021-CR, que promove a qualidade dos materiais e recursos educativos, e 785/2021-CR, que reconhece os direitos do concebido, bem como duas instâncias de debate para cada um deles. Os projectos foram escolhidos com base no possível risco que representavam para o pleno exercício dos direitos das pessoas, de acordo com as observações de instituições especializadas. A Análise Crítica do Discurso (ACD) foi aplicada para identificar as estratégias utilizadas na argumentação em favor da aprovação desses projetos e, conseqüentemente, do cerceamento dos direitos sexuais e reprodutivos dos cidadãos. Os resultados indicam uma mudança estratégica por parte dos grupos conservadores, que optam por uma linguagem laica e científica para construir seus argumentos, deixando para trás o uso de uma linguagem moralista e religiosa. Revelam também uma utilização estratégica do medo para provocar reacções emocionais e polémicas, contribuindo para a espectacularização da política e a polarização da sociedade.
Downloads
Referências
Arce, J. (2023, 24 de agosto). Exasesora de Susel Paredes es condenada a cadena perpetua por violar a menores en San Martín de Porres. Infobae. https://www.infobae.com/peru/2023/08/25/susel-paredes-condenan-a-exasesora-trans-marvin-gomez-por-abuso-sexual/
Barrios-Klee, W., & Ramazzini, A. L. (2020). Entramado de poderes: el modus operandi de las organizaciones antiderechos sexuales y reproductivos en Guatemala. Flacso Guatemala. https://america-latina.hivos.org/assets/2021/08/Entramado-de-Poderes_Flacso-Guatemala_Hivos.pdf
Bitonte, M. E., & Dumm, Z. (2007). El discurso parlamentario: ¿diálogo en la torre de Babel? En R. Marafioti (Ed.), Parlamentos: teoría de la argumentación y debate parlamentario (pp. 169-195). Biblos.
Ccoto, E. (2023). Polarización política: análisis del discurso parlamentario sobre el enfoque de género en Perú. Argumentos, 4(2), 5-25. https://doi.org/10.46476/ra.v4i2.172
Charaudeau, P., & Gentile, A. M. (2009). Reflexiones para el análisis del discurso populista. Discurso & Sociedad, 3(2), 253-279. https://doi.org/10.14198/dissoc.3.2.3
Congreso de la República del Perú. (2022a, 7 de febrero). Materiales y recursos educativos, participación activa de los padres de familia 12/01/2021 [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=kbF2bhGeUTk
Congreso de la República del Perú. (2022b, 5 de mayo). Sesión del Pleno del Congreso 05/05/2022 [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=6w0_K6JHyqk
Congreso de la República del Perú. (2022c, 24 de noviembre). Comisión de Justicia y Derechos Humanos | 16/11/22 [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=BQmuW0LLaQ4
Congreso de la República del Perú. (2023, 23 de marzo). Sesión del Pleno del Congreso 23/03/2023 [Video]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=9xCygqgOFu8
Defensoría del Pueblo. (2022, 31 de enero 31). Congreso debe archivar proyecto de ley que condiciona publicación de materiales educativos al consentimiento previo de padres y madres. https://www.defensoria.gob.pe/congreso-debe-archivar-proyecto-de-ley-que-condiciona-publicacion-de-materiales-educativos-al-consentimiento-previo-de-padres-y-madres/
Defensoría del Pueblo [@Defensoria_Peru]. (2023, 23 de marzo). Rechazamos aprobación del texto sustitutorio del PL 785, que propone reconocer derechos al concebido [Tweet]. X. https://twitter.com/Defensoria_Peru/status/1639111299916349442
Eguren, M., & De Belaúnde, C. (2012). De lo colectivo a lo individual: las relaciones Estado-sociedad según la escuela peruana a inicios del nuevo siglo. Instituto de Estudios Peruanos. https://hdl.handle.net/20.500.14660/944
Fairclough, N. (1985). Critical and descriptive goals in discourse analysis. Journal of Pragmatics, 9, 739-763. https://doi.org/10.1016/0378-2166(85)90002-5
Fairclough, N. (1989). Language and power. Longman.
Fondo de Población de las Naciones Unidas. (2014). Programa de acción. Aprobado en la Conferencia Internacional sobre la Población y el Desarrollo. El Cairo, 5 a 13 de septiembre de 1994 (20.a ed.). https://www.un.org/en/development/desa/population/publications/ICPD_programme_of_action_es.pdf
Forero Portela, J., & Hurtado Pardo, D. P. (2013). ACD: una propuesta para el análisis de política pública de género. Discurso y Sociedad, 7(2), 257-284.
Fraser, N. (1991). La lucha por las necesidades: esbozo de una teoría crítica socialista-feminista de la cultura política del capitalismo tardío. Debate Feminista, 3, 3-40. https://debatefeminista.cieg.unam.mx/index.php/debate_feminista/article/view/1493
Gil Piedra, R. (2021). Colectivos activistas en el Perú actual: liderazgos, representación y participación política en No a Keiko y Con mis hijos no te metas [Tesis de maestría, Pontificia Universidad Católica del Perú]. Repositorio PUCP. http://hdl.handle.net/20.500.12404/21277
Gil Piedra, R. (2022). “Viva la vida, la familia, la libertad y la patria”: anotaciones sobre la derecha política y el movimiento conservador en el Perú en clave comparada. Instituto de Estudios Peruanos. https://hdl.handle.net/20.500.14660/1223
Gil Piedra, R. (2024). Entre Dios y el Estado. La politización del movimiento conservador en el Perú. Instituto de Estudios Peruanos.
González Vélez, C., Castro, L., Burneo Salazar, C., Motta, A., & Amat, & León, Ó. (2018). Develando la retórica del miedo de los fundamentalismos. La campaña “Con mis hijos no te metas” en Colombia, Ecuador y Perú. Flora Tristán.
King, A. A., & Anderson, F. D. (1971). Nixon, Agnew, and the “silent majority”: A case study in the rhetoric of polarization. Western Speech, 35(4), 243-255. https://doi.org/10.1080/10570317109373712
Levinger, M. (2017). Love, fear, anger: The emotional arc of populist rhetoric. Narrative and Conflict: Explorations in Theory and Practice, 6(1), 1-21. https://doi.org/10.13021/G8ncetp.v6.1.2017.1954
Loza, M. (2021). Estrategias de incidencia política. El debate de 2018 por la Ley de interrupción voluntaria del embarazo en Argentina [Tesis de maestría, Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales]. Tesis Sistema FLACSO. https://repositorio.flacsoandes.edu.ec/items/282a0e41-bed3-4022-9eaf-e0f3ddf85691
Martínez Beterette, W. M. (2021). Con mis hijos no te metas: “disputas y tensiones en torno a la implementación de la Ley de Educación Sexual Integral” [Tesis de maestría, Georgetown University]. Corte IDH. https://biblioteca.corteidh.or.cr/documento/77062
McCaffrey, D., & Keys, J. (2000). Competitive framing processes in the abortion debate: polarization-vilification, frame saving, and frame debunking. The Sociological Quarterly, 41(1), 41-61. https://doi.org/10.1111/j.1533-8525.2000.tb02365.x
Meléndez, C. (2022). Populistas: ¿cuán populistas somos los peruanos? Un estudio empírico. Debate.
Meneses, D. (2019). Con mis hijos no te metas: un estudio de discurso y poder en un grupo de Facebook peruano opuesto a la “ideología de género”. Anthropologica, 37(42), 129-154. https://doi.org/10.18800/anthropologica.201901.006
Morán Faúndes, J. M. (2023). ¿De qué hablan cuando hablan de “ideología de género”? La construcción del enemigo total. Astrolabio, 30, 177-203. https://doi.org/10.55441/1668.7515.n30.32465
Morán Faúndes, J. M. (2024). ¿Conservador, fundamentalista o antigénero?: conceptualizando al movimiento “provida/profamilia”. Revista Estudos Feministas, 32(2), 1-14. https://doi.org/10.1590/1806-9584-2024v32n296573
Motta, A. (2019). La biología del odio. Retóricas fundamentalistas y otras violencias de género. La Siniestra.
Paredes, S. [@suselparedes]. (2023, 24 de agosto). Saludo que la justicia sea célere y severa en este caso, y así tiene que ser en todos los casos de violencia, en especial cuando se trata de afectación a niñas, niños y adolescentes. #IgualdadAnteLaLey [Tweet]. X. https://x.com/suselparedes/status/1694794189408538950
Stecher, A. (2010). El análisis crítico del discurso como herramienta de investigación psicosocial del mundo del trabajo. Discusiones desde América Latina. Universitas Psychologica, 9(1), 93-107. https://doi.org/10.11144/Javeriana.upsy9-1.acdh
Tribunal Constitucional. (2023). Expediente 00238-2021-PA/TC-Lima. 21 de marzo del 2023. https://tc.gob.pe/jurisprudencia/2023/00238-2021-AA.pdf
Vacarezza, N. (2012). Política de los afectos, tecnologías de visualización y usos del terror en los discursos de los grupos contrarios a la legalización del aborto. Papeles de Trabajo, 6(10), 46-61. https://revistasacademicas.unsam.edu.ar/index.php/papdetrab/article/view/266
Vaggione, J. M. (2005). Reactive politicization and religious dissidence: The political mutations of the religious. Social Theory and Practice, 31(2), 233-255. https://doi.org/10.5840/soctheorpract200531210
Vaggione, J. M. (2012). La “cultura de la vida”. Desplazamientos estratégicos del activismo católico conservador frente a los derechos sexuales y reproductivos. Religião e Sociedade, 32(2), 57-80. https://doi.org/10.1590/S0100-85872012000200004
Van Dijk, T. A. (2005). Ideología y análisis del discurso. Utopía y Praxis Latinoamericana, 10(29), 9-36. https://produccioncientificaluz.org/index.php/utopia/article/view/2703
Van Dijk, T., & Mendizábal, I. (1999). Análisis del discurso social y político. Ediciones Abya-Yala. https://digitalrepository.unm.edu/abya_yala/415/
Wodak, R. (2015). The politics of fear. What right wing populist discourses mean. Sage.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todos os trabalhos publicados estão sujeitos a uma licença CC BY 4.0 Creative Commons. (atualizado em 1 de marzo de 2021)
O conteúdo da revista pode ser compartilhado em qualquer material ou formato. Também pode ser adaptado, contribuído e transformado. Ambas as possibilidades só são permitidas na medida em que atendam às seguintes condições:
- Atribuição: o crédito deve ser dado onde for devido, fornecer um link para a licença e indicar as alterações, se houver. Isso deve ser feito da maneira considerada apropriada, sem sugerir que o licenciante está promovendo você ou o uso do material.
Direitos de propriedade
Os direitos patrimoniais da Contratexto são publicados sob uma licença Creative Commons BY 4.0, que permite aos autores manter os direitos econômicos de suas obras sem restrições.
Se uma obra publicada na Contratexto for copiada, distribuída, divulgada ou qualquer outra atividade contemplada na referida licença, o autor ou autores e a revista devem ser clara e expressamente mencionados.
Autoarquivamento
Esta revista permite e incentiva os autores a publicar artigos submetidos à revista em seus sites pessoais ou em repositórios institucionais, tanto antes quanto depois de sua publicação nesta revista, desde que forneçam informações bibliográficas que credenciem, se for o caso, sua postagem.













