O discurso fatalista sobre a imigração em “fronteiras seguras” de Vox. Uma proposta metodológica para a análise de mensagens propagandísticas
DOI:
https://doi.org/10.26439/contratexto2023.n40.6389Palavras-chave:
fatalismo, medo, propaganda, metodologia, VoxResumo
O mecanismo do fatalismo tornou-se importante nas sociedades ocidentais, uma vez que a cultura do medo e a sociedade de risco fazem com que as ameaças sejam vistas como onipresentes. Este mecanismo pretende mostrar um contexto caracterizado pelo perigo, pela incerteza, pela insegurança e pelo medo, o que confere uma visão sombria, aterradora e pessimista do mundo, algo que pode ser benéfico para alguns atores sociais. Neste sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta metodológica baseada na análise crítica do discurso e dos aspectos ativadores do fatalismo. Assim, o objetivo de determinar se um discurso tem a intencionalidade de criar/refratar essa atmosfera marcada pelo medo e como a componente escrita/fala, bem como as componentes sonora e visual operam para construir essa atmosfera. Para isso, apresenta-se uma explicação da folha de análise criada e da sua aplicabilidade a um estudo de caso centrado no discurso sobre imigração do partido político Vox no YouTube. Algumas das conclusões obtidas são o uso da incerteza e do descontrole como eixos do fatalismo, bem como o posicionamento maniqueísta que decorre da utilização da estratégia do salvador.
Downloads
Referências
Aguilera-Carnerero, C. (2022, 6-7 de julio). Young patriots online: The visual discourse of “Vox Jóvenes” [Presentación de escrito]. Critical Approaches to Discourse Analysis Across Disciplines (CADAAD). Università degli Studi di Bergamo, Bergamo, Italia.
Altheide, D. L. (2017). Creating Fear: News and the Construction of Crisis. Routledge.
Arias Maldonado, M. (2016). La democracia sentimental. Política y emociones en el siglo xxi. Página Indómita.
Baker, P., Costas, G., KhosraviNik, M., Krzyzanowski, M, McEnery, T., & Wodak, R. (2011). ¿Una sinergia metodológica útil? Combinar análisis crítico del discurso y lingüística de corpus para examinar los discursos de los refugiados y solicitantes de asilo en la prensa británica. Discurso & Sociedad, 5(2), 376-416.
Barthes, R. (1992). Lo obvio y lo obtuso. Paidós.
Bauman, Z. (2021). Miedo líquido. La sociedad contemporánea y sus temores. Paidós.
Blanco, A. & Díaz, D. (2007). El rostro bifronte del fatalismo: fatalismo colectivista y fatalismo individualista. Psichothema, 19(4), 552-558.
Beck, U. (2008). La sociedad del riesgo mundial. En busca de la seguridad perdida. Paidós Ibérica.
Brown, J. A. C. (1995). Técnicas de persuasión: de la propaganda al lavado de cerebro. Alianza Editorial.
Camargo Fernández (2021). El nuevo orden discursivo de la extrema derecha española: de la deshumanización a los bulos en un corpus de tuits de Vox sobre la inmigración. Cultura, Lenguaje y Representación, 16, 63-82. http://dx.doi.org/10.6035/clr.5866
Cárdenas-Neira. C., & Pérez-Arredondo, C. (2021). Prácticas discursivas insurgentes y ocupación de espacios urbanos: análisis de los paisajes semióticos creados en dos ciudades de Chile durante la revuelta social (2019-2020). Bulletin of Spanish Studies, 98(7), 1165-1190. https://doi.org/10.1080/14753820.2021.1961458
Castells, M. (2010, 23 de junio). Comunicación y poder en la sociedad red [Presentación de escrito]. IV Conferencia Cátedra Globalización y Democracia. Universidad Diego Portales, Santiago, Chile.
Catalán, M. (2018). Poder y caos. La política del miedo. Seudología VIII. Verbum.
Charaudeau, P. (2010). La argumentación persuasiva. El ejemplo del discurso político. En M. Shiro, P. Bentivoglio & F. D. Erlich (Comps.), Haciendo discurso. Homenaje a Adriana Bolívar (pp. 277-295). Fondo Editorial de Humanidades de la Universidad Central de Venezuela.
Cheddadi, Z. (2020). Discurso político de Vox sobre los menores extranjeros no acompañados. INGURUAK. Revista Vasca de Sociología y Ciencia Política, 69, 57-77. https://doi.org/10.18543/inguruak-69-2020-art04
Desviat, M. (2020). Neocapitalismo, nueva extrema derecha y el sufrimiento psíquico. En O. A. Bravo (Ed.), Las nuevas derechas. Un desafío para las democracias actuales (pp. 101-125). Universidad Icesi. https://doi.org/10.18046/EUI/ee.10.2020
Domenach, J. M. (1962). La propaganda política. Editorial Universitaria de Buenos Aires.
Eggs, E. (2011). La producción de emociones en el discurso político. Las técnicas retóricas de Bush y Obama. Versión. Estudios de Comunicación y Política, 26, 67-76. https://versionojs.xoc.uam.mx/index.php/version/article/view/403
Fairclough, N. (1992). Discourse and Social Change. Polity Press.
Fairclough, N. (1995). Media Discourse. Redwood Books.
Farré Coma, J. (2005). Comunicación de riesgo y espirales del miedo. Comunicación y Sociedad, (3), 95-119. http://www.scielo.org.mx/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0188-252X2005000100095&lng=es&tlng=es
Fernández-Suárez, B. (2021). Gender and immigration in VOX: The discourse of the radical right in Spain. Migraciones. Publicación del Instituto Universitario de Estudios sobre Migraciones, (51), 241–268. https://doi.org/10.14422/mig.i51y2021.009
Ferreira, C. (2019). Vox como representante de la derecha radical en España: un estudio sobre su ideología. Revista Española de Ciencia Política, 51, 73-98. https://doi.org/10.21308/recp.51.03
Furedi, F. (2018). How Fear Works: Culture of Fear in the 21st Century. Bloomsbury Continuum.
Halfyard, J. K. (2010). Mischief afoot: Supernatural horror-comedies and the Diabolus in musica. En N. Lerner (Ed.), Music in the Horror Film. Listening to Fear (pp. 21-37). Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203860311
Hayward, P. (2009). Introduction: Scoring the edge. En P. Hayward (Ed.), Terror Tracks. Music, Sound and Horror Cinema (pp. 1-13). Equinox.
Huici, A. (2017). Teoría e historia de la propaganda. Síntesis.
Jiménez, M. (2017). La emoción como estrategia argumentativa en el mitin español. Identificación de actos de habla y análisis cuantitativo. Discurso & Sociedad, 11(4), 621-641.
Marks, I. M. (1991). Miedos, fobias y rituales: Los mecanismos de la ansiedad. Martínez Roca.
Martín Baró, I. (1989). Sistema, grupo y poder. Psicología social desde Centroamérica II. UCA.
O´Halloran, K. L. (2012). Análisis del discurso multimodal. Revista Latinoamericana de Estudios del Discurso, 12(1), 75-97. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=5959014
Pérez Joya, R., & Lozano Martín, A. M. (2021). La “derecha radical” en Europa y España: Racismo, xenofobia y discriminación. Revista de Cultura de Paz, 5, 245-269. https://revistadeculturadepaz.com/index.php/culturapaz/article/view/123
Pérez Tornero, J. M. (1982). La semiótica de la publicidad: análisis del lenguaje publicitario. Mitre.
Pineda, A. (2006). Elementos para una teoría comunicacional de la propaganda. Alfar.
Pineda, A. (2018). Análisis del mensaje publicitario. Advook.
Pineda, A., Rebollo-Bueno, S., & Olvieira, J. S. (2022). El uso de YouTube por los partidos políticos andaluces. Revista CENTRA de Ciencias Sociales, 1(1), 29-50. https://doi.org/10.54790/rccs.13
Pratkanis, A., & Aronson, E. (1994). La era de la propaganda: uso y abuso de la persuasión. Paidós.
Reisigl, M., & Wodak, R. (2001). Discourse and Discrimination: Rethorics of Racism and AntiSemitism. Routledge.
Rey, G., & Rincón, O. (2008). Los cuentos mediáticos del miedo. Urvio. Revista Latinoamericana de Seguridad Ciudadana, (5), 34-45.
Rojas, A. (2021, 2 de diciembre). ¿Qué pasó con las migraciones en Canarias y cómo nos lo contaron? El País. https://elpais.com/planeta-futuro/migrados/2021-12-02/que-paso-con-las-migraciones-en-canarias-ycomo-nos-lo-contaron.html
Römer, M. (2014). Comunicación en campaña. Dirección de campañas electorales y marketing político. Pearson.
Salazar, R. (2009). La nueva estrategia de control social. Miedo en los medios y terror en los espacios emergentes. Quórum Académico, 6(2), 105-123. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=199018370007
Salvador, L. (2015). La pantalla distópica: pesadillas del sueño americano en el cine post 11-S. Ediciones Universidad de Valladolid.
Sarráis, F. (2014). El miedo. Ediciones Universidad de Navarra - EUNSA.
Sosinki, M., & Sánchez García, F. J. (2022). “Efecto invasión”. Populismo e ideología en el discurso político español sobre los refugiados. El caso de Vox. Discurso & Sociedad, 16(1), 149-172. http://www.dissoc.org/es/ediciones/v16n01/DS16(1)Sosinski&SanchezGarcia.pdf
Vallejo-Martín, M., Moreno-Jiménez, M. P., & Ríos-Rodríguez, M. L. (2016). Sentido de comunidad, fatalismo y participación en contextos de crisis económica. Psychosocial Intervention, 26(1), 1-7. https://dx.doi.org/10.1016/j.psi.2016.10.002
Van Dijk, T. A. (1997). What is political discourse analysis. Belgian Journal of Linguistics, 11(1), 11-52. https://doi.org/10.1075/bjl.11.03dij
Van Dijk, T. A. (2003). Ideología y discurso. Ariel.
Van Dijk, T. A. (2016). Análisis crítico del discurso. Revista Austral de Ciencias Sociales, 30, 203-222. https://doi.org/10.4206/rev.austral.cienc.soc.2016.n30-10
Vox España (2018). ¿Qué opina VOX sobre la inmigración? #FronterasSeguras [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=ttVEDm1cr0E&list=PLV9zP7Df1nvnVCfibDsJdSDaC95HmGUnI&index=1
Vox España (2019a). La inmigración masiva y descontrolada destruye la tranquilidad de nuestros barrios [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=CsXAy383t0E&list=PLV9zP7Df1nvnVCfibDsJdSDaC95HmGUnI&index=2
Vox España (2019b). ¡Expulsión de inmigrante ilegales y violentos YA! [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=sKCbM0HDq_c&list=PLV9zP7Df1nvnVCfibDsJdSDaC95HmGUnI&index=3
Vox España (2021a). #StopInvasiónMigratoria | Discurso completo de Santiago Abascal en Canarias [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=JBuw4LQpn1A&list=PLV9zP7Df1nvnVCfibDsJdSDaC95HmGUnI&index=4
Vox España (2021b). Esto es lo que piensa de los homosexuales el islam radical [Vídeo]. YouTube. https://www.youtube.com/watch?v=sTVmBs1k07c&list=PLV9zP7Df1nvnVCfibDsJdSDaC95HmGUnI&index=5
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos publicados estão sujeitos a uma licença CC BY 4.0 Creative Commons. (atualizado em 1 de marzo de 2021)
O conteúdo da revista pode ser compartilhado em qualquer material ou formato. Também pode ser adaptado, contribuído e transformado. Ambas as possibilidades só são permitidas na medida em que atendam às seguintes condições:
- Atribuição: o crédito deve ser dado onde for devido, fornecer um link para a licença e indicar as alterações, se houver. Isso deve ser feito da maneira considerada apropriada, sem sugerir que o licenciante está promovendo você ou o uso do material.
Direitos de propriedade
Os direitos patrimoniais da Contratexto são publicados sob uma licença Creative Commons BY 4.0, que permite aos autores manter os direitos econômicos de suas obras sem restrições.
Se uma obra publicada na Contratexto for copiada, distribuída, divulgada ou qualquer outra atividade contemplada na referida licença, o autor ou autores e a revista devem ser clara e expressamente mencionados.
Autoarquivamento
Esta revista permite e incentiva os autores a publicar artigos submetidos à revista em seus sites pessoais ou em repositórios institucionais, tanto antes quanto depois de sua publicação nesta revista, desde que forneçam informações bibliográficas que credenciem, se for o caso, sua postagem.
 
						 
							