Corpo e surrealismo: sobre o quiasmo em La tortuga ecuestre de César Moro e Un perro andaluz por Luis Buñuel

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26439/contratexto2021.n036.5276

Palavras-chave:

surrealismo, César Moro, Luis Buñuel, corpo, Maurice Merleau-Ponty

Resumo

Este ensaio tem como objetivo explorar como duas obras emblemáticas da vanguarda surrealista: o livro de poesia La tortuga ecuestre de César Moro, escrito entre 1938 e 1939, e o curta-metragem Un perro andaluz de Luis Buñuel, lançado em 1929, e abordaram a representação icônica do corpo. Esse fenômeno é analisado, por um lado, sob a ótica do quiasma da obra do filósofo Maurice Merleau-Ponty; de outro, a partir das semióticas gerativa (Algirdas Julien Greimas e Joseph Courtés) e tensiva (Jacques Fontanille e Claude Zilberberg). A conclusão a que se chega é que essas obras confirmam que o discurso surrealista na poesia e no cinema toma consciência do quiasma pela iconicidade, ao enfocar o corpo e o mundo como uma entidade única, de forma integral e unitária.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • José Carlos Cabrejo Cobián, Universidad de Lima

    Magíster en Lengua y Literatura por la Universidad Nacional Mayor de San Marcos

Referências

Alquié, F. (1974). Filosofía del surrealismo. Barral Editores.

Abbagnano, N. (2008). Diccionario de filosofía. Fondo de Cultura Económica.

Blanco, D. (2009). Vigencia de la semiótica y otros ensayos. Universidad de Lima, Fondo Editorial.

Breton, A. (1993). Poemas. Jaime Campodónico/Editor.

Courtés, J. (1997). Análisis semiótico del discurso. Gredos.

Coyné, A. (2015). Introducción de los coordinadores. En Moro, C., Obra poética completa (pp. XLVI-XLVIII). Alción Editora.

Dalí, S. (1936). Construcción blanda con judías hervidas (Premonición de la Guerra Civil) [Óleo sobre lienzo]. Philadelphia Museum of Art. https://philamuseum.org/collection/object/51315

Fernández Cozman, C. (2003). Las ínsulas extrañas de Emilio Adolfo Westphalen. Universidad Nacional Mayor de San Marcos, Fondo Editorial; Dedo Crítico.

Fernández Cozman, C. (2012). César Moro, ¿un antropófago de la cultura? Revuelta Editores.

Fontanille, J. (2008). Soma y sema. Figuras semióticas del cuerpo. Universidad de Lima, Fondo Editorial.

Garrido Gallardo, M. A. (2009). Fundamentos del lenguaje literario. En Garrido Gallardo, M. A. (Dir.), El lenguaje literario. Vocabulario crítico (pp. 9-236). Editorial Síntesis.

Greimas, A. J., y Courtés, J. (1990). Semiótica: diccionario razonado de la teoría del lenguaje. Gredos.

Lefort, D. (2015). Introducción de los coordinadores. En Moro, C., Obra poética completa (pp. XXIX-XLII). Alción Editora.

Magritte, R. (1964). Le fils de l’homme [Óleo sobre lienzo]. Wikipedia. https://en.wikipedia.org/wiki/File:Magritte_TheSonOfMan.jpg

Merleau-Ponty, M. (1993). Fenomenología de la percepción. Planeta-Agostini.

Merleau-Ponty, M. (2010). Lo visible y lo invisible. Ediciones Nueva Visión.

Moro, C. (2002). Prestigio del amor. Pontificia Universidad Católica del Perú.

Pellegrini, A. (2012). Antología de la poesía surrealista. Argonauta.

Quezada Macchiavello, Ó. (1992). Semiótica generativa. Bases teóricas. Universidad de Lima, Fondo Editorial.

Ramírez, M. T. (2013). La filosofía del quiasmo. Introducción al pensamiento de Maurice Merleau-Ponty. Fondo de Cultura Económica.

Richardson, M. (2006). Surrealism and Cinema. Berg.

Talens, J. (2010). El ojo tachado. Cátedra.

Vallejo, C. (2015). Obras. Colección integral. Amazon.com Services LLC.

Varela, B. (2016). Poesía reunida 1949-2000. Casa de Cuervos/Sur Librería Anticuaria.

Zilberberg, C. (2016). De las formas de vida a los valores. Universidad de Lima, Fondo Editorial

Publicado

2021-11-29