Arquivos fílmicos on-line: notas sobre o acervo universitário chileno
DOI:
https://doi.org/10.26439/contratexto2020.n034.4872Palavras-chave:
arquivo cinematográfico, digitalização, pesquisa, colocação on-line, cinema chilenoResumo
Este artigo busca suscitar uma primeira e tímida reflexão sobre a recente
constituição de arquivos cinematográficos on-line no Chile, dando particular atenção às iniciativas, vinculadas com a promoção e disseminação de seu patrimônio histórico particular, nascidas nas três principais universidades do país: a Universidade do Chile, a Universidade Católica e a Universidade Técnica do Estado (atual USACH). Essas iniciativas serão inscritas no quadro mais global de uma “deslocalização dos conteúdos” e de uma “pixelização das coleções”, consequências da mudança fundamental nas práticas de arquivamento causada pela irrupção da tecnologia digital. Ao conjugar o estudo de caso e a meditação teórica, este artigo tentará, portanto, glosar e confrontar as arquiteturas e dispositivos das diferentes plataformas de consulta que as três instituições disponibilizaram para seus usuários.
Downloads
Referências
Alfaro, P., García, T., & Toledo, J. (2013). Retratos de la UTE en 16 y 35 mm. Creación audiovisual y cine en la Universidad Técnica del Estado. Un Proyecto de 1970 a 1981. Analfabeta Ediciones.
Almendras, R. & Ocaranza, K. (2013). La Universidad Técnica del Estado y su canal de televisión silenciado: UTE TV, Nueva visión educativa (1970-1973). En Escenas olvidadas de la vía chilena al socialismo (pp. 85-110). On Demand.
Archivo Patrimonial USACH. (9 de marzo de 2018). Medios digitales desde el patrimonio audiovisual chileno [archivo de video.] https://www.youtube.com/watch?v=pHLNzqiK2a0
Audrerie, D. (2003). Questions sur le patrimoine. Éditions Confluences.
Balmaceda, F. (ca 1971). Fundamentos teóricos de las nuevas actividades. Archivo no publicado.
Barroso Peña, G. (2018). La dictadura de Pinochet a través del cine documental. 1974-2015. UNED.
Bergeron, Y. (2016). Musées et muséologie: entre cryogénisation, ruptures et transformations. En F. Mairesse (Ed.), Nouvelles tendances de la muséologie (pp. 229-46). La Documentation Française.
Blouin, F. & Rosenberg, W. G. (2011). Processing the Past: Contesting Authority in History and the Archives, Oxford University Press.
Blümlinger, C. (2016). Le devenir-archive d’un film d’après –guerre: Aubervilliers (1946) d’Eli Lotar. En J. Maeck & M. Steinle (Eds.), L’image d’archives: une image en devenir (pp. 87-98). Presses Universitaires de Rennes.
Bolter, D. & Grusin, R. (2000). Remediation: understanding new media. MIT Press.
Campos Pérez, M. (2015). Construcciones visuales y memorias de la dictadura de Pinochet a través de películas y reportajes extranjeros (1973-2013). Amnis: Revue d'études des sociétés et cultures contemporaines Europe-Amérique, 14.
Campos Pérez, M. (2019). Para una historización de la relación entre cine y memoria. Las producciones sobre la dictadura de Pinochet (fines de los 70 e inicios de los 80). Amnis : Revue d'études des sociétés et cultures contemporaines Europe-Amérique, 18.
Cauquelin, A. (2012). Le site et le paysage. Presses Universitaires de France.
Ceja Alcalá, J. (2013). Imperfect Archives and the Principle of Social Praxis in the History of Film Preservation in Latin America. The Moving Image, 13(1), 66-97.
Celedón, G., Doll, E., Donoso, A., & Carvallo, J. (2017). Archivos documentales de Fernando Balmaceda y Armando Parot. Ediciones Universidad de Valparaíso.
Corro, P, van Diest, C., Larraín, C., & Alberdi, M. (2007). Teorías del cine documental chileno: 1957 – 1973. Instituto de Estética.
Corro, P. (2014). Los documentales del carbón. En J. P. Concha & C. Robles (Eds.), Estética y técnica en América Latina. (pp. 239-246). Pontificia Universidad Católica de Chile.
Del Valle Dávila, I. (2014). Cámaras en trance. El Nuevo Cine Latinoamericano, un proyecto cinematográfico subcontinental. Cuarto propio.
Del Valle Dávila, I. (2015). Le Nouveau Cinéma Latino-américain. 1960 – 1974. Presses Universitaire de Rennes
Deloche, B. (2016). L’irruption du numérique au musée : de la muséologie à la noologie. En F. Mairesse (Ed.) Nouvelles tendances de la muséologie. La documentation française.
Déotte, J. L. (2007). Qu’est-ce qu’un appareil? L’Harmattan.
Déotte, J. L. (2010). Le musée, l’origine de l’esthétique. L’Harmattan.
Donoso Fritz, K. (2019). Cultura y dictadura: censuras, proyectos e institucionalidad cultural en Chile, 1973-1989. Ediciones Universidad Alberto Hurtado.
Edmonson, R. (2004). Philosophie et principes de l’archivistique audiovisuelle. UNESCO.
Farías, M. (2019). La música en el documental institucional chileno: posibilidades de escucha y resignificación de un género. Cine documental, 19, 1-26.
Ferrari de Aguayo, L. (1972). Cine: inquietud universitaria. Primer Plano, 1(1), 29-33.
Foster, H. (2017). Entretien avec Gabriel Ferreira Zacarias. Marges: revue d’art contemporain, 25, 140-145.
Frick, C. (2011). Saving Cinema: The Politics of Preservation. New York: Oxford University Press.
Fuica, B. & Keldjian, J. (2016). Digital Super 8mm: Evaluating the Contribution of Digital Technologies to Film Archives in Latin America. The Moving Image, 16.2, 72-90.
Guyot, J. & Rolland, T. (2011). Les archives audiovisuelles : histoire, culture, politique. Armand Colin.
Horta, L. (2011). Políticas estatales en torno al Patrimonio Audiovisual: Un fantasma recorre la memoria de Chile. Revista Séptimo Arte. https://www.r7a.cl/article/politicas-estatales-en-torno-al-patrimonio-audiovisual-un-fantasma-recorre-la-memoria-de-chile/
Horta, L. (2013a). Archivos y recursos: Los medios digitales en la preservación del patrimonio fílmico chileno. Actas de la IX Bienal Iberoamericana de Comunicación: La imagen en las sociedades mediáticas latinoamericanas (pp. 796-803). Instituto de la Comunicación e Imagen.
Horta, L. (2013b). Un cine posible: La producción cinematográfica de resistencia en los primeros años del régimen militar chileno. Revista Séptimo Arte. http://www.r7a.cl/article/un-cine-posible-la-produccion-cinematografica-de-resistencia-en-los-primeros-anos-del-regimen-militar-chileno/
Horta, L. (2015). Apostillas sobre la restauración de los documentales de Pedro Chaskel y Héctor Ríos. Revista Séptimo Arte. https://www.r7a.cl/article/apostillas-sobre-la-restauracion-de-los-documentales-de-pedro-chaskel-y-hector-rios/
Horta, L. (2015). La subversión de las imágenes: la producción de cortos documentales en la Universidad de Chile y su rol en la renovación del cine nacional 1960- 1965. Imagofagia, 12. http://www.asaeca.org/imagofagia/index.php/imagofagia/article/view/863
Hurtado, M. (1986). La industria cinematográfica en Chile. CENECA.
King, J. (1990). Chilean Cinema in Revolution and Exile. En Magical Reels: A History of Cinema in Latin America (pp. 169-188). Verso.
King, J. (1994). El carrete mágico. Una historia del cine latinoamericano. Tercer Mundo.
Kofler, B. (1991). Questions juridiques relatives aux archives audiovisuelles. UNESCO.
Lagos Olivero, C. (2019). Cine chileno en el Santiago del apagón cultural (1980 – 1989). Ediciones Universidad Finis Terrae.
León Frías, I. (2013). El Nuevo Cine Latinoamericano de los años sesenta. Entre el mito político y la modernidad fílmica. Universidad de Lima.
Liñero, G. (2008). Patrimonio audiovisual chileno: la memoria estresada. LaFuga, 7. http://www.lafuga.cl/patrimonio-audiovisual-chileno/301
López, A. M. (1990). The Battle of Chile: Documentary, Political Process, and Representation. En J. Burton (Ed.), The Social Documentary in Latin America (pp. 267-288). University of Pittsburgh Press. https://www.uchile.cl/portal/extension-y-cultura/cineteca/proyectos-en-curso/110301/cinetecavirtualuchilecl
Marcilloux, P. (2013). Les ego-archives. Traces documentaires et recherche de soi. Presses Universitaires de Rennes.
Mestman, M. (2016). Archivos y documentos del cine político de América Latina. Consideraciones sobre el devenir de las fuentes. En M. Villarroel (Ed.), Memorias y representaciones en el cine chileno y latinoamericano (pp. 203-204). LOM.
Mouesca, J. (1988). Plano Secuencia de la Memoria de Chile. Ediciones del Litoral.
Mouesca, J. (2005). El Documental Chileno. LOM.
Mouesca, J. & Orellana, C. (2010). Breve historia del cine chileno. Desde sus orígenes hasta nuestros días. LOM.
Olalla, J. (1965). Cine latinoamericano: Chile. Tiempo de cine, 18-19, 72-75.
Païni, D. (1992). Conserver, montrer : où l’on en craint pas d’édifier un musée pour le cinéma. Yellow Now.
Pinto, I. & Horta, L. (2010). Vías no realizadas en el cine político chileno. Parodia, extrañamiento y reflexividad. Aisthesis, 47, 128-141.
Pinto, I. (2016). Crítica y crisis en el Nuevo Cine Chileno. En M. Mestman (Ed.), Las rupturas del 68 en el cine de América Latina (pp. 185-211). Akal.
Pick, Z. (1990). Chilean documentary: continuity and disjunction. En Burton, J. (Ed.), The Social Documentary in Latin America (pp. 109-130). University of Pittsburgh Press.
Prelinger, R. (2013). Looking Back at Electronic Exchange with a Media Archeologist. An Interview with Rick Prelinger by Caroline Martel 12 ½ years later. En A. Habid & M. Marie (Eds.), L’avenir de la mémoire: patrimoine, restauration, réemploi cinématographiques (pp. 115-124). Septentrion. https://books.openedition.org/septentrion/2266
Riegl, A. (2008). El culto moderno a los monumentos: caracteres y origen. Machado Libros.
Ramírez-Soto, E. (2019). (Un)Veiling Bodies: A Trajectory of Chilean Post-Dictatorship Documentary. Legenda.
Recht, R. (1998). Penser le patrimoine : mise en scène et mise en ordre de l’art. Hazan.
Reveco, R. (2015) Un cinéma sous tension. Une histoire du cinéma chilien: 1939 – 1973. [Tesis de doctorado] (Universidad París VIII, Francia).
Ricœur, P. (2000). La mémoire, l’histoire, l’oubli. Seuil.
Salinas, C. & Stange, H. (2008). Historia del Cine Experimental en la Universidad de Chile 1957 – 1973. Uqbar.
Sánchez, R. (1958). Callampas. Mensaje, 68, 134-135.
Schärer, M. (2007). L’exposition, lieu de rencontré pour objets et acteurs. En P. A. Mariaux (Ed.) Les lieux de la muséologie. Peter Lang.
Stange, H. & Salinas, C. (2009). Hacia una elucidación del campo de estudios sobre cine en Chile. Aithesis, 46, 270-283.
Trabucco, S. (2014). Con los ojos abiertos: el nuevo cine chileno y el movimiento del nuevo cine latinoamericano. LOM.
Treleani, M. (2014). Le patrimoine en ligne a-t-il un sens ? INA. E-dossier de l’audiovisuel: l’extension des usages de l’archive audiovisuelle. http://orbilu.uni.lu/bitstream/10993/20016/1/7234-libre.pdf
Van Mensch, P. (1992). Towards a methodology of museology [Tesis de doctorado]. Universidad de Zagreb, Zagreb, Croacia). http://emuzeum.cz/admin/files/Peter-van-Mensch-disertace.pdf
Villarroel, M. (2011). Las urgencias del patrimonio audiovisual. Entrevista a Ignacio Aliaga. Revista chilena de antropología visual, 17, 163-175. http://www.rchav.cl/2011_17_ent01_villarroel.html#2
Villarroel, M. (2005). La voz de los cineastas. Cine e identidad chilena en el umbral del milenio. Cuarto propio.
Villarroel, M. & Mardones, I. (2012). Señales contra el olvido: cine chileno recobrado. Cuarto propio.
Wood, D. M. J. (2010). Film and The Archive: Nation, Heritage, Resistance. Cosmos and History: The Journal of Natural and Social Philosophy, 6(2), 162-174.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos publicados estão sujeitos a uma licença CC BY 4.0 Creative Commons. (atualizado em 1 de marzo de 2021)
O conteúdo da revista pode ser compartilhado em qualquer material ou formato. Também pode ser adaptado, contribuído e transformado. Ambas as possibilidades só são permitidas na medida em que atendam às seguintes condições:
- Atribuição: o crédito deve ser dado onde for devido, fornecer um link para a licença e indicar as alterações, se houver. Isso deve ser feito da maneira considerada apropriada, sem sugerir que o licenciante está promovendo você ou o uso do material.
Direitos de propriedade
Os direitos patrimoniais da Contratexto são publicados sob uma licença Creative Commons BY 4.0, que permite aos autores manter os direitos econômicos de suas obras sem restrições.
Se uma obra publicada na Contratexto for copiada, distribuída, divulgada ou qualquer outra atividade contemplada na referida licença, o autor ou autores e a revista devem ser clara e expressamente mencionados.
Autoarquivamento
Esta revista permite e incentiva os autores a publicar artigos submetidos à revista em seus sites pessoais ou em repositórios institucionais, tanto antes quanto depois de sua publicação nesta revista, desde que forneçam informações bibliográficas que credenciem, se for o caso, sua postagem.













