Televisão pública: revisão oblíqua da literatura científica em espanhol. Bibliometria artesana
DOI:
https://doi.org/10.26439/contratexto2024.n42.7057Palavras-chave:
televisão pública, comunicação, audiências, conteúdosResumo
Na era atual, falar sobre televisão e o espaço público implica pelo menos dois anacronismos. Enquanto a televisão, como era tradicionalmente conhecida, passa por uma transformação profunda em seus modelos de produção e consumo, o espaço público enfrenta ameaças e preocupações significativas. Diante desse cenário, perguntar sobre televisão pública, e mais especificamente, sobre a produção científica nesse campo, pode parecer um exercício sem sentido. No entanto, agora mais do que nunca, é pertinente examinar o progresso do conhecimento nesse domínio, pois as contribuições acadêmicas podem, sem dúvida, lançar luz sobre o futuro tanto da televisão quanto do espaço público. Este artigo revisa, portanto, trabalhos científicos sobre televisão pública escritos em espanhol entre 2010 e 2023, compilados na base de dados Scopus, com o objetivo de sondar as perguntas, metodologias e contribuições científicas feitas na língua espanhola. A metodologia mescla análise bibliométrica com revisões narrativas do estado da arte. Essa combinação busca entender a dinâmica do campo por meio de métricas críticas, ao mesmo tempo em que escruta o exercício de questionar a televisão pública sob uma perspectiva qualitativa e crítica.
Downloads
Referências
Antezana Barrios, L., & Cabalin, C. (2018). Memories in conflict in the Chilean public sphere: Television fiction and dictatorship. Analisi, 58, 105-119. https://doi.org/10.5565/rev/analisi.3128
Arroyave-Cabrera, J., & González-Pardo, R. (2022). La investigación bibliométrica de comunicación en revistas científicas en América Latina (2009-2018). Comunicar, xxx(70), 85-96. https://doi.org/https://doi.org/10.3916/C70-2022-07
Baricco, A. (2018). The game. Anagrama.
Berdón-Prieto, P., & Martín Jiménez, V. (2020). La televisión pública española a examen: la injerencia de la política en TVE a través del control parlamentario (1982-1986). Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 26(3), 875-889. https://doi.org/10.5209/ESMP.66167
Campos-Freire, F., Soengas-Pérez, X., & Rodríguez-Castro, M. (2018). Indicadores de evaluación de los servicios informativos de la radiotelevisión pública. Profesional de la Información, 27(2), 267-277. https://doi.org/10.3145/epi.2018.mar.05
Crisóstomo Flores, P., & Cedillo, G. R. (2020). La cobertura informativa de la televisión pública chilena (TVN) sobre acontecimientos imprevistos: el caso de los incendios forestales. Anàlisi, 63, 1-16. https://doi.org/10.5565/REV/ANALISI.3274
De la Fuente Labbé, L., & Poveda Viera, J. C. (2018). Música e infancia en Chile. Discursos y estéticas en la música de Pin Pon, Mazapán, Cachureos y 31 minutos. Revista Musical Chilena, 72(230), 59-78. https://doi.org/10.4067/s0716-27902018000200059
De la Garza Montemayor, D. J., & Pineda Rasgado, X. M. (2020). Televisoras y redes sociales en el contexto de una transformación en materia de consumo de información sobre asuntos de la vida pública: percepciones de una nueva generación en México. Comunicação Mídia e Consumo, 17(49), 222-243. https://doi.org/10.18568/cmc.v17i49.2366
Diego, P., & Guerrero-Pérez, E. (2021). La producción de talk shows en la televisión pública española (1990-2010): un contenido omnipresente en TVE. Revista de Comunicación, 20(1), 85-102. https://doi.org/10.26441/RC20.1-2021-A5
Fernández, P. E. (2014). Gestión de marca e identidad en la television pública. Análisis de Canal Encuentro, Argentina. Cuadernos.info, (34), 81-92. https://doi.org/10.7764/cdi.34.560
Gómez Vargas, M., Galeano Higuita, C., & Jaramillo Muñoz, D. (2015). El estado del arte: una metodología de investigación. Revista Colombiana de Ciencias Sociales, 6(2), 423-442. http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=497856275012
Guerrero Pérez, E., & Diego, P. (2020). La producción de programas musicales en la televisión pública española (1990-2010): el auge del talent show. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 26(2), 597-609. https://doi.org/10.5209/esmp.67935
Guimerà i Orts, J. À., Monedero Morales, C. R., & Martori Muntsant, A. (2017). Digitalización, crisis económica y televisión pública local en España. Los casos de Andalucía y Cataluña (2010-2015). Revista Latina de Comunicación Social, (72), 574-589. https://doi.org/10.4185/RLCS-2017-1180
Gutiérrez-González, C., & González Pardo, R. (2021). Análisis de las publicaciones en “televisión pública” indexadas en Web of Science (2001-2019). Historia y Comunicación Social, 26(1), 291-305.
Heredia-Ruiz, V., Quirós-Ramírez, A. C., & Quiceno-Castañeda, B. E. (2021). Netflix: catálogo de contenido y flujo televisivo en tiempos de big data. Revista de Comunicación, 20(1), 117-136. https://doi.org/10.26441/RC20.1-2021-A7
Hernández-Sampieri, R., & Mendoza, C. P. (2018). Metodología de la investigación. Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw-Hill.
Izquierdo-Castillo, J. (2022). La televisión pública y la audiencia infantile: valores y funciones en la era digital. Anàlisi, 66, 155-170. https://doi.org/10.5565/REV/ANALISI.3345
Labio Bernal, A., García Orta, M. J., & Romero-Domínguez, L. R. (2018). La deformación del servicio público en las televisiones autonómicas. Gestión empresarial y supervivencia de la RTVA. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 24(1), 643-659. https://doi.org/10.5209/ESMP.59971
Larrondo, A., Larrañaga-Zubizarreta, J., Meso, K., & Agirreazkuenaga, I. (2012). Convergencia de medios y redacciones: el caso de la Radio Televisión Pública Vasca (EITB). Profesional de la Información, 21(4), 347-353. https://doi.org/10.3145/epi.2012.jul.03
Lipovetsky, G., & Serroy, J. (2009). La pantalla global. Cultura mediática en la era hipermoderna. Anagrama.
López-López, P. C., Márquez-Domínguez, C., Molina Rodríguez-Navas, P., & Ramos-Gil, Y. T. (2018). Transparencia e información pública en las televisiones del Ecuador: el caso de Ecuavisa y TC Televisión. Revista Latina de Comunicación Social, (73), 1307-1332. https://doi.org/10.4185/RLCS-2018-1308
Manfredi Sánchez, J. L. (2011). Towards a communicative theory on public diplomacy. Communication and Society, 24(2), 199-225. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84861773095&partnerID=40&md5=f58a6108dd0321fba10f4ff5ed2457b9
Martín-Quevedo, J., Jimeno, T. A., & Sierra, N. N. (2020). Contradicciones y veleidades en el debate parlamentario sobre la televisión pública en España (1990-2010). Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 26(2), 645-654. https://doi.org/10.5209/esmp.67467
Maxtone-Graham, I. (Guionista), & Reardon, J. (Director). (1998, 26 de abril). Trash of the titans (Temporada 9, Episodio 22) [Episodio de TV]. En D. Mirkin, J. L. Brooks, M. Groening & S. Simon (Productores ejecutivos), The Simpsons. Gracie Films; Twentieth Century Fox Film Corporation.
Mendieta Bartolomé, A. (2022). Entre la competencia y la supervivencia: nuevas estrategias digitales de la radiotelevisión pública vasca (EITB). Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 28(2), 353-365. https://doi.org/10.5209/ESMP.77487
Meza Bernstein, F. (2018). “De vaquitas locas y profesores distraídos”: modelos de television infantil y música en los programas televisivos chilenos Masamigos y Cuchareos en la década del ochenta. Revista Musical Chilena, 72(230), 79-102. https://doi.org/10.4067/s0716-27902018000200079
Mirkin, D., Brooks, J. L., Groening, M., & Simon, S. (Productores ejecutivos). (1989). The Simpsons [Serie de TV]. Gracie Films; Twentieth Century Fox Film Corporation.
Mordones, J. M. (1994). Filosofía de las ciencias sociales: materiales para una fundamentación científica. Antrhropos.
Muñoz Soro, J. (2018). Dictadura modernizante, (seudo)opinion pública y dualismo cultural en la España de los años sensent. Cercles, 21, 67-100. https://doi.org/10.1344/cercles2018.21.1003
Navarro, L. (2015). Televisión pública y diversidad cultural en España: el caso de los programas dirigidos a “inmigrantes”. Migraciones, (38), 111-135. https://doi.org/10.14422/mig.i38y2015.005
Ortiz-Sobrino, M. Á., Osuna-Acedo, S., & Marfil-Carmona, R. (2019). Public television quality. descriptive documentary analysis of the most cited publications on the web of science. Prisma Social, 27, 104-124. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-85078959190&partnerID=40&md5=0f859b5ad5bdedf6f222c4cd94765a93
Paz Rebollo, M. A., & Montero Díaz, J. (2017). La programación juvenil de Televisión Española (1982-1989): una oportunidad perdida. Journal of Spanish Cultural Studies, 18(1), 21-36. https://doi.org/10.1080/14636204.2016.1274499
Pérez, J. M. (2010). TVE as a political weapon: The social debate about Spanish public television in 1992. Historia Critica, 42, 138-156. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-78650362981&partnerID=40&md5=a871fa3a9870823d8f7635dfa53da693
Porath, W., & Mujica, C. (2011). Foreign news on Chile’s public and private television compared with fourteen other countries. Communication and Society, 24(2), 333-370. https://www.scopus.com/inward/record.uri?eid=2-s2.0-84861774120&partnerID=40&md5=4deb32c8b3e1cbd54092b85adcc3b678
Quintas-Froufe, N. (2018). El ocaso de la televisión pública española ante su audiencia: un lustro decadente (2010-2015). Palabra Clave, 21(1), 165-190. https://doi.org/10.5294/pacla.2018.21.1.8
Rodríguez-Peral, E. M., Gómez Franco, T., & Madrigal Segredo, Y. M. (2023). El suicidio en la televisión pública española durante la COVID-19. Observatorio, 17(2), 191-209. https://doi.org/10.15847/OBSOBS17220232228
Sacaluga Rodríguez, I., Pérez Sánchez, J., & García García, F. (2018). El sentido de la televisión pública en la era de los “youtubers”. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 24(2), 1715-1734. https://doi.org/10.5209/ESMP.62243
Sánchez-Castillo, S., & Solves-Almela, J. (2022). Sindemia o pandemia. Tratamiento de las enfermedades minoritarias en la televisión pública española durante la crisis de la COVID-19. RILCE. Revista de Filología Hispánica, 38(3), 1121-1141. https://doi.org/10.15581/008.38.3.1121-41
Sancho-Ligorred, B. S., & Rodriguez, P. (2022). Atentado de Las Ramblas y Cambrils (2017): análisis de la cobertura televisiva pública de TVE, TV3 y Betevé y propuestas de mejora. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 28(2), 405-416. https://doi.org/10.5209/ESMP.75980
Schleifer, P. (2018). Comunicación mediática y noticias regionales. La televisión pública en Río Negro. Revista de Comunicación, 17(1), 166-180. https://doi.org/10.26441/RC17.1-2018-A9
Scolari, C. (2019). Media evolution. La Marca.
Smicek, N. (2014). Capitalismo de plataformas. Caja Negra.
Soengas-Pérez, X., Rodríguez-Castro, M., & Campos-Freire, F. (2023). La credibilidad de los informativos de la televisión pública en España. Comunicar, 31(76). https://doi.org/10.3916/C76-2023-06
Spina, E. A. (2023). Interacción y disputa de las perspectivas operativa, comercial y patrimonial en el archivo audiovisual de la televisión pública . Austral Comunicación, 12(1), 1-32. https://doi.org/10.26422/aucom.2023.1201.adu
Sticotti, J. (2021). “La hora de la verdad”: un análisis de las emisiones del noticiero 60 Minutos, antes, durante y después de la Guerra de Malvinas (1982) . Kamchatka, (18), 297-318. https://doi.org/10.7203/KAM.18.19644
Tous-Rovirosa, A., & Aran-Ramspott, S. (2017). Mujeres en las series políticas contemporáneas. ¿Una geografía común de su presencia en la esfera pública? Profesional de la Información, 26(4), 684-694. https://doi.org/10.3145/epi.2017.jul.12
Toussaint, F. (2017). Televisión pública en América Latina: su transición a la era digital. Revista Mexicana de Ciencias Políticas y Sociales, 62(229), 223-242. https://doi.org/10.1016/S0185-1918(17)30009-0
Valdivia, A. (Ed.). (2006). A companion to media studios. Blackwell.
Zallo, R. (2015). Análisis de la nueva Ley de Radio y Televisión Pública de Canarias. Revista Latina de Comunicación Social, (70), 322-346. https://doi.org/10.4185/RLCS-2015-1049
Zúñiga, A., Arango-Lopera, C. A., Guisado, D. F., & Gómez Mosquera, P. (2024). Experiencias de investigación sobre televisión pública en Colombia. Cuaderno. Cuadernos Del Centro de Estudios en Diseño y Comunicación [Ensayos], (214), 23-43. https://doi.org/10.18682/cdc.vi214.10995
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos publicados estão sujeitos a uma licença CC BY 4.0 Creative Commons. (atualizado em 1 de marzo de 2021)
O conteúdo da revista pode ser compartilhado em qualquer material ou formato. Também pode ser adaptado, contribuído e transformado. Ambas as possibilidades só são permitidas na medida em que atendam às seguintes condições:
- Atribuição: o crédito deve ser dado onde for devido, fornecer um link para a licença e indicar as alterações, se houver. Isso deve ser feito da maneira considerada apropriada, sem sugerir que o licenciante está promovendo você ou o uso do material.
Direitos de propriedade
Os direitos patrimoniais da Contratexto são publicados sob uma licença Creative Commons BY 4.0, que permite aos autores manter os direitos econômicos de suas obras sem restrições.
Se uma obra publicada na Contratexto for copiada, distribuída, divulgada ou qualquer outra atividade contemplada na referida licença, o autor ou autores e a revista devem ser clara e expressamente mencionados.
Autoarquivamento
Esta revista permite e incentiva os autores a publicar artigos submetidos à revista em seus sites pessoais ou em repositórios institucionais, tanto antes quanto depois de sua publicação nesta revista, desde que forneçam informações bibliográficas que credenciem, se for o caso, sua postagem.













