Estudo de fan films sobre videogames como ferramenta de apropriação do cânone oficial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.26439/contratexto2022.n038.5869

Palavras-chave:

convergência de mídia, cultura participativa, filmes de fãs, narrativa transmídia, videogame

Resumo

Esta pesquisa visa preencher a lacuna acadêmica existente sobre os filmes de fãs baseados em videogames como estratégia de expansão transmídia. O objetivo é analisar como os adeptos do entretenimento interativo aplicam os princípios da narrativa transmídia na produção de filmes de fãs como ferramenta de apropriação, e verificar se respeitam ou subvertem o mundo ludoficcional. A metodologia é descritiva, baseada em uma análise de conteúdo realizada em 89 filmes criados por fãs sobre sagas atuais de videogames, presentes em repositórios de filmes de fãs e no YouTube. Enfoca-se em personagens, eventos, duração e realismo das filmagens, em contraste com o cânone oficial. Os resultados mostram o interesse em criar experiências originais respeitando a franquia interativa com curtas-metragens que preenchem as lacunas da trama enquanto expandem o universo do jogo com novos protagonistas e eventos. Este trabalho revela a existência de um profissionalismo por trás dessas produções, além de práticas isoladas e amadoras, e nos permite traçar um perfil da publicação audiovisual prototípica para futuros estudos sobre o assunto.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Guillermo Paredes-Otero, Universidad de Sevilla

    Magíster en Comunicación y Cultura por la Universidad de Sevilla, España.

Referências

Abad, B. (2016). Transmedia y fenómeno fan: la co-creación en el mundo del videojuego. En J. Jiménez, I. Muguete & G. Fabián (Coords.), Historia y videojuegos: el impacto de los nuevos medios de ocio sobre el conocimiento histórico (pp. 69-104). Colección Historia y Videojuegos, 2.

Agulló, B. (2015). ¡Luces, cámara, a jugar! Videojuegos basados en películas y películas basadas en videojuegos: particularidades de la localización en diferentes escenarios. Quaderns de Cine, 10, 23-31.

Anyó, L. (2016). El jugador implicado. Videojuegos y narraciones. Laertes.

Area, M., & Pessoa, T. (2012). De lo sólido a lo líquido: las nuevas alfabetizaciones ante los cambios culturales de la Web 2.0. Comunicar, 38, 13-20. http://dx.doi.org/10.3916/C38-2012-02-01

Brookey, R. A. (2010). Hollywood gamers. Digital convergence in the film and video game industries. Indiana University Press.

Cabezas, S. G. (2020). La dimensión transmedia de Overwatch: cuando el fandom supera el canon. Indivisa: Boletín de Estudios e Investigación, 20, 259-283. https://www.lasallecentrouniversitario.es/wp-content/uploads/2020/12/11-SERGIO-GCABEZAS.pdf

Castells, M. (2006). La sociedad red: una visión global. Alianza Editorial.

Cuadrado, A., & Planells, A. J. (2020). Ficción y videojuegos. Teoría y práctica de la ludonarración. UOCPress.

Cuenca, D., & López, F. (2021). Videojuegos y procesos de transmediación. Una aproximación a los universos transmedia videolúdicos a través de la franquicia Fallout. Virtualis, 12(22), 18-30. https://www.revistavirtualis.mx/index.php/virtualis/article/view/370/430

Desarrollo Español de Videojuegos. (2022). Libro Blanco del Desarrollo Español de Videojuegos 2021. https://dev.org.es/es/publicaciones/libroblancodev2021

Despain, K. (2020). Fan films and fanworks in the age of social media: How copyright owners are relying on private ordering to avoid angering fans. BYU Law Review,2, 333-380.

Dovey, J., & Kennedy, H. W. (2006). Game cultures. Computer games as new media. Open University Press.

Espinoza, A. (2021). Fans y fanfictions, prácticas de lectura, apropiación y producción analizadas desde la estética de la recepción: el caso de Juego de tronos y Canción de hielo y fuego. Desde el Sur, 13(1), 1-30. 10.21142/DES-1301-2021-0003

Ferrés, J. (2014). Las pantallas y el cerebro emocional. Gedisa.

Frasca, G. (2003). Ludologists love stories, too. En DiGRA ’03. Proceedings of the 2003 DiGRA International Conference: Level Up (vol. 2, pp. 92-99). http://www.digra.org/wp-content/uploads/digital-library/05163.01125.pdf

Grandío, M. M. (2016). Adictos a las series. 50 años de lecciones de los fans. Editorial UOC.

Guerrero-Pico, M. (2015). Historias más allá de lo filmado: fan fiction y narrativa transmedia en series de televisión [Tesis doctoral, Universitat Pompeu Fabra]. e-Repositori upf. https://repositori.upf.edu/handle/10230/26921

Guerrero-Pico, M. (2017). #Fringe, audiences, and fan labor: Twitter activism to save a TV show from cancellation. International Journal of Communication, 11(2017), 2071-2092. https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/4020

Guerrero-Pico, M., Establés, M. J., & Costa-Sánchez, C. (2022). Fan fiction y prácticas de lectoescritura transmedia en Wattpad: una exploración de las competencias narrativas y estéticas de adolescentes. Profesional de la Información, 31(2), 1-15. https://doi.org/10.3145/epi.2022.mar.12

Guerrero-Pico, M., & Scolari, C. A. (2016). Narrativas transmedia y contenidos generados por los usuarios: el caso de los crossovers. Cuadernos.info, 38, 183-200. 10.7764/cdi.38.760

Hernández, M. (2017). Manga, anime y videojuegos. Narrativa cross-media japonesa. Prensas de la Universidad de Zaragoza.

Jenkins, H. (2004). Game design as narrative architecture. En N. Wardrip-Fruin & P. Harrigan (Eds.), First person. New media as story, performance and game (pp. 117-130). The MIT Press.

Jenkins, H. (2006). Convergence Culture. La cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Paidós Comunicación.

Jenkins, H. (2009a). The revenge of the origami unicorn: Seven principles of transmedia storytelling (Well, two actually. Five more on Friday). Confessions of an Aca-Fan: The Official Weblog of Henry Jenkins. http://henryjenkins.org/2009/12/the_revenge_of_the_origami_uni.html

Jenkins, H. (2009b). The revenge of the origami unicorn: The remaining four principles of transmedia storytelling. Confessions of an Aca-Fan: The Official Weblog of Henry Jenkins. http://henryjenkins.org/2009/12/revenge_of_the_origami_unicorn.html

Krippendorff, K. (1990). Metodología de análisis de contenido. Teoría y práctica. Paidós.

Levis, D. (1997). Los videojuegos, un fenómeno de masas. Paidós Ibérica.

Lombard, M., Snyder-Duch, J., & Bracken, C. (2002). Content analysis in mass communication: Assessment and reporting of intercoder reliability. Human Communication Research, 28(4), 587-604. https://doi.org/10.1111/j.1468-2958.2002.tb00826.x

Lozano Delmar, J., Herrero-Diz, P., Del Toro, A., & Sánchez-Martín, M. (2017). Estudio de las competencias digitales en el espectador fan español. Palabra Clave, 20(4), 917-947. 10.5294/pacla.2017.20.4.4

Martín, I. (2015). Análisis narrativo del guion de videojuego. Editorial Síntesis.

McKay, P. (2011). Culture of the future: Adapting copyright law to accommodate fan-made derivative works in the twenty-first century. Regent University Law Review, 24, 117-146.

Montero, A. (2021). Análisis audiovisual en YouTube: primera aproximación al estudio de los nuevos géneros audiovisuales interactivos. Aula Magna.

Muriel, D., & Crawford, G. (2018). Video games as culture. Considering the role and importance of video games in contemporary society. Routledge.

Navarro, V. (2012). Libertad dirigida: análisis formal del videojuego como sistema, su estructura y su avataridad [Tesis doctoral, Universitat Rovira i Virgili]. TDX. https://www.tdx.cat/handle/10803/111168#page=1

Paredes-Otero, G. (2022). Empoderamiento en la representación de los personajes femeninos de videojuegos. Obra Digital: Revista de Comunicación, 22, 81-96, https://doi.org/10.25029/od.2022.330.22

Pérez, M. A. (2015). El fan film: paradigma de la cultura participativa en el entorno de los new media [Tesis doctoral, Universidad de Sevilla]. Depósito de Investigación Universidad de Sevilla. https://idus.us.es/handle/11441/39617

Pérez Latorre, Ó. (2012). El lenguaje videolúdico. Análisis de la significación del videojuego. Laertes.

Planells, J. A. (2015). Videojuegos y mundos de ficción. De Super Mario a Portal. Cátedra.

Postigo, H. (2008). Video game appropriation through modifications. Attitudes concerning intellectual property among modders and fans. Convergence, 14(1), 59-74. 10.1177/1354856507084419

Roig, A. (2017). Películas realizadas por fans: ¿una categoría incómoda? Palabra Clave, 20(4), 979-1007. 10.5294/pacla.2017.20.4.6

Sánchez, J. J. (2005). Análisis de contenido cuantitativo de medios. En M. R. Berganza & J. A. Ruiz (Coords.), Investigar en comunicación. Guía práctica de métodos y técnicas de investigación social en Comunicación (pp. 207-228). McGraw-Hill.

Scolari, C. A. (2009). Transmedia storytelling: Implicit consumers, narrative worlds, and branding in contemporary media production. International Journal of Communication, 3(3), 586-606. https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/477

Scolari, C. A. (2019). Narrativas transmedia, nuevos alfabetismos y prácticas de creación textual. Conflictos y tensiones en la nueva ecología de la comunicación. En C. A. Scolari, D. Escandell & J. A. Cordón García (Coords.), Lectoescritura digital (pp. 45-53). Ministerio de Educación y Formación Profesional.

Scolari, C. A., & Establés, M. J. (2017). El ministerio transmedia: expansiones narrativas y culturas participativas. Palabra Clave, 20(4), 1008-1041. 10.5294/pacla.2017.20.4.7

Souza-Leão, A. L. M., Moura B. M., Santana, I. R. C., Nunes, W. K. S., & Henrique, V. M. R. (2020). Fans make art: Authoring and creativity in the production of fanvideos. Revista de Negócios, 4(24), 22-36. https://www.researchgate.net/publication/348898045_Fans_Make_Art_Authoring_and_Creativity_in_the_Production_of_Fanvideos

Toffler, A. (1980). The third wave. Bantam Books.

Tushnet, R. (2017). Copyright law, fan practices, and the rights of the author. En J. Gray, C. Sandvoss & C. L. Harrington (Eds.), Fandom. Identities and communities in a mediated world (pp. 77-90). New York University Press.

Tryon, C. (2012). Fan films, adaptations, and media literacy. En J. P. Telotte & G. Duchovnay (Eds.), Science fiction film, television, and adaptation (pp. 176-190). Routledge.

Villalobos, J. M. (2014). Cine y videojuegos: un diálogo transversal. Héroes de Papel.

Walliss, J. (2010). Fan filmmaking and copyright in a global world: Warhammer 40,000 fan films and the case of Damnatus. Transformative Works and Cultures, 5. https://doi.org/10.3983/twc.2010.0178

Wolf, M. J. P. (2012). Building imaginary worlds. The theory and history of subcreation. Taylor & Francis Group.

Publicado

2022-11-30