Estudo de fan films sobre videogames como ferramenta de apropriação do cânone oficial
DOI:
https://doi.org/10.26439/contratexto2022.n038.5869Palavras-chave:
convergência de mídia, cultura participativa, filmes de fãs, narrativa transmídia, videogameResumo
Esta pesquisa visa preencher a lacuna acadêmica existente sobre os filmes de fãs baseados em videogames como estratégia de expansão transmídia. O objetivo é analisar como os adeptos do entretenimento interativo aplicam os princípios da narrativa transmídia na produção de filmes de fãs como ferramenta de apropriação, e verificar se respeitam ou subvertem o mundo ludoficcional. A metodologia é descritiva, baseada em uma análise de conteúdo realizada em 89 filmes criados por fãs sobre sagas atuais de videogames, presentes em repositórios de filmes de fãs e no YouTube. Enfoca-se em personagens, eventos, duração e realismo das filmagens, em contraste com o cânone oficial. Os resultados mostram o interesse em criar experiências originais respeitando a franquia interativa com curtas-metragens que preenchem as lacunas da trama enquanto expandem o universo do jogo com novos protagonistas e eventos. Este trabalho revela a existência de um profissionalismo por trás dessas produções, além de práticas isoladas e amadoras, e nos permite traçar um perfil da publicação audiovisual prototípica para futuros estudos sobre o assunto.
Downloads
Referências
Abad, B. (2016). Transmedia y fenómeno fan: la co-creación en el mundo del videojuego. En J. Jiménez, I. Muguete & G. Fabián (Coords.), Historia y videojuegos: el impacto de los nuevos medios de ocio sobre el conocimiento histórico (pp. 69-104). Colección Historia y Videojuegos, 2.
Agulló, B. (2015). ¡Luces, cámara, a jugar! Videojuegos basados en películas y películas basadas en videojuegos: particularidades de la localización en diferentes escenarios. Quaderns de Cine, 10, 23-31.
Anyó, L. (2016). El jugador implicado. Videojuegos y narraciones. Laertes.
Area, M., & Pessoa, T. (2012). De lo sólido a lo líquido: las nuevas alfabetizaciones ante los cambios culturales de la Web 2.0. Comunicar, 38, 13-20. http://dx.doi.org/10.3916/C38-2012-02-01
Brookey, R. A. (2010). Hollywood gamers. Digital convergence in the film and video game industries. Indiana University Press.
Cabezas, S. G. (2020). La dimensión transmedia de Overwatch: cuando el fandom supera el canon. Indivisa: Boletín de Estudios e Investigación, 20, 259-283. https://www.lasallecentrouniversitario.es/wp-content/uploads/2020/12/11-SERGIO-GCABEZAS.pdf
Castells, M. (2006). La sociedad red: una visión global. Alianza Editorial.
Cuadrado, A., & Planells, A. J. (2020). Ficción y videojuegos. Teoría y práctica de la ludonarración. UOCPress.
Cuenca, D., & López, F. (2021). Videojuegos y procesos de transmediación. Una aproximación a los universos transmedia videolúdicos a través de la franquicia Fallout. Virtualis, 12(22), 18-30. https://www.revistavirtualis.mx/index.php/virtualis/article/view/370/430
Desarrollo Español de Videojuegos. (2022). Libro Blanco del Desarrollo Español de Videojuegos 2021. https://dev.org.es/es/publicaciones/libroblancodev2021
Despain, K. (2020). Fan films and fanworks in the age of social media: How copyright owners are relying on private ordering to avoid angering fans. BYU Law Review,2, 333-380.
Dovey, J., & Kennedy, H. W. (2006). Game cultures. Computer games as new media. Open University Press.
Espinoza, A. (2021). Fans y fanfictions, prácticas de lectura, apropiación y producción analizadas desde la estética de la recepción: el caso de Juego de tronos y Canción de hielo y fuego. Desde el Sur, 13(1), 1-30. 10.21142/DES-1301-2021-0003
Ferrés, J. (2014). Las pantallas y el cerebro emocional. Gedisa.
Frasca, G. (2003). Ludologists love stories, too. En DiGRA ’03. Proceedings of the 2003 DiGRA International Conference: Level Up (vol. 2, pp. 92-99). http://www.digra.org/wp-content/uploads/digital-library/05163.01125.pdf
Grandío, M. M. (2016). Adictos a las series. 50 años de lecciones de los fans. Editorial UOC.
Guerrero-Pico, M. (2015). Historias más allá de lo filmado: fan fiction y narrativa transmedia en series de televisión [Tesis doctoral, Universitat Pompeu Fabra]. e-Repositori upf. https://repositori.upf.edu/handle/10230/26921
Guerrero-Pico, M. (2017). #Fringe, audiences, and fan labor: Twitter activism to save a TV show from cancellation. International Journal of Communication, 11(2017), 2071-2092. https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/4020
Guerrero-Pico, M., Establés, M. J., & Costa-Sánchez, C. (2022). Fan fiction y prácticas de lectoescritura transmedia en Wattpad: una exploración de las competencias narrativas y estéticas de adolescentes. Profesional de la Información, 31(2), 1-15. https://doi.org/10.3145/epi.2022.mar.12
Guerrero-Pico, M., & Scolari, C. A. (2016). Narrativas transmedia y contenidos generados por los usuarios: el caso de los crossovers. Cuadernos.info, 38, 183-200. 10.7764/cdi.38.760
Hernández, M. (2017). Manga, anime y videojuegos. Narrativa cross-media japonesa. Prensas de la Universidad de Zaragoza.
Jenkins, H. (2004). Game design as narrative architecture. En N. Wardrip-Fruin & P. Harrigan (Eds.), First person. New media as story, performance and game (pp. 117-130). The MIT Press.
Jenkins, H. (2006). Convergence Culture. La cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Paidós Comunicación.
Jenkins, H. (2009a). The revenge of the origami unicorn: Seven principles of transmedia storytelling (Well, two actually. Five more on Friday). Confessions of an Aca-Fan: The Official Weblog of Henry Jenkins. http://henryjenkins.org/2009/12/the_revenge_of_the_origami_uni.html
Jenkins, H. (2009b). The revenge of the origami unicorn: The remaining four principles of transmedia storytelling. Confessions of an Aca-Fan: The Official Weblog of Henry Jenkins. http://henryjenkins.org/2009/12/revenge_of_the_origami_unicorn.html
Krippendorff, K. (1990). Metodología de análisis de contenido. Teoría y práctica. Paidós.
Levis, D. (1997). Los videojuegos, un fenómeno de masas. Paidós Ibérica.
Lombard, M., Snyder-Duch, J., & Bracken, C. (2002). Content analysis in mass communication: Assessment and reporting of intercoder reliability. Human Communication Research, 28(4), 587-604. https://doi.org/10.1111/j.1468-2958.2002.tb00826.x
Lozano Delmar, J., Herrero-Diz, P., Del Toro, A., & Sánchez-Martín, M. (2017). Estudio de las competencias digitales en el espectador fan español. Palabra Clave, 20(4), 917-947. 10.5294/pacla.2017.20.4.4
Martín, I. (2015). Análisis narrativo del guion de videojuego. Editorial Síntesis.
McKay, P. (2011). Culture of the future: Adapting copyright law to accommodate fan-made derivative works in the twenty-first century. Regent University Law Review, 24, 117-146.
Montero, A. (2021). Análisis audiovisual en YouTube: primera aproximación al estudio de los nuevos géneros audiovisuales interactivos. Aula Magna.
Muriel, D., & Crawford, G. (2018). Video games as culture. Considering the role and importance of video games in contemporary society. Routledge.
Navarro, V. (2012). Libertad dirigida: análisis formal del videojuego como sistema, su estructura y su avataridad [Tesis doctoral, Universitat Rovira i Virgili]. TDX. https://www.tdx.cat/handle/10803/111168#page=1
Paredes-Otero, G. (2022). Empoderamiento en la representación de los personajes femeninos de videojuegos. Obra Digital: Revista de Comunicación, 22, 81-96, https://doi.org/10.25029/od.2022.330.22
Pérez, M. A. (2015). El fan film: paradigma de la cultura participativa en el entorno de los new media [Tesis doctoral, Universidad de Sevilla]. Depósito de Investigación Universidad de Sevilla. https://idus.us.es/handle/11441/39617
Pérez Latorre, Ó. (2012). El lenguaje videolúdico. Análisis de la significación del videojuego. Laertes.
Planells, J. A. (2015). Videojuegos y mundos de ficción. De Super Mario a Portal. Cátedra.
Postigo, H. (2008). Video game appropriation through modifications. Attitudes concerning intellectual property among modders and fans. Convergence, 14(1), 59-74. 10.1177/1354856507084419
Roig, A. (2017). Películas realizadas por fans: ¿una categoría incómoda? Palabra Clave, 20(4), 979-1007. 10.5294/pacla.2017.20.4.6
Sánchez, J. J. (2005). Análisis de contenido cuantitativo de medios. En M. R. Berganza & J. A. Ruiz (Coords.), Investigar en comunicación. Guía práctica de métodos y técnicas de investigación social en Comunicación (pp. 207-228). McGraw-Hill.
Scolari, C. A. (2009). Transmedia storytelling: Implicit consumers, narrative worlds, and branding in contemporary media production. International Journal of Communication, 3(3), 586-606. https://ijoc.org/index.php/ijoc/article/view/477
Scolari, C. A. (2019). Narrativas transmedia, nuevos alfabetismos y prácticas de creación textual. Conflictos y tensiones en la nueva ecología de la comunicación. En C. A. Scolari, D. Escandell & J. A. Cordón García (Coords.), Lectoescritura digital (pp. 45-53). Ministerio de Educación y Formación Profesional.
Scolari, C. A., & Establés, M. J. (2017). El ministerio transmedia: expansiones narrativas y culturas participativas. Palabra Clave, 20(4), 1008-1041. 10.5294/pacla.2017.20.4.7
Souza-Leão, A. L. M., Moura B. M., Santana, I. R. C., Nunes, W. K. S., & Henrique, V. M. R. (2020). Fans make art: Authoring and creativity in the production of fanvideos. Revista de Negócios, 4(24), 22-36. https://www.researchgate.net/publication/348898045_Fans_Make_Art_Authoring_and_Creativity_in_the_Production_of_Fanvideos
Toffler, A. (1980). The third wave. Bantam Books.
Tushnet, R. (2017). Copyright law, fan practices, and the rights of the author. En J. Gray, C. Sandvoss & C. L. Harrington (Eds.), Fandom. Identities and communities in a mediated world (pp. 77-90). New York University Press.
Tryon, C. (2012). Fan films, adaptations, and media literacy. En J. P. Telotte & G. Duchovnay (Eds.), Science fiction film, television, and adaptation (pp. 176-190). Routledge.
Villalobos, J. M. (2014). Cine y videojuegos: un diálogo transversal. Héroes de Papel.
Walliss, J. (2010). Fan filmmaking and copyright in a global world: Warhammer 40,000 fan films and the case of Damnatus. Transformative Works and Cultures, 5. https://doi.org/10.3983/twc.2010.0178
Wolf, M. J. P. (2012). Building imaginary worlds. The theory and history of subcreation. Taylor & Francis Group.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos publicados estão sujeitos a uma licença CC BY 4.0 Creative Commons. (atualizado em 1 de marzo de 2021)
O conteúdo da revista pode ser compartilhado em qualquer material ou formato. Também pode ser adaptado, contribuído e transformado. Ambas as possibilidades só são permitidas na medida em que atendam às seguintes condições:
- Atribuição: o crédito deve ser dado onde for devido, fornecer um link para a licença e indicar as alterações, se houver. Isso deve ser feito da maneira considerada apropriada, sem sugerir que o licenciante está promovendo você ou o uso do material.
Direitos de propriedade
Os direitos patrimoniais da Contratexto são publicados sob uma licença Creative Commons BY 4.0, que permite aos autores manter os direitos econômicos de suas obras sem restrições.
Se uma obra publicada na Contratexto for copiada, distribuída, divulgada ou qualquer outra atividade contemplada na referida licença, o autor ou autores e a revista devem ser clara e expressamente mencionados.
Autoarquivamento
Esta revista permite e incentiva os autores a publicar artigos submetidos à revista em seus sites pessoais ou em repositórios institucionais, tanto antes quanto depois de sua publicação nesta revista, desde que forneçam informações bibliográficas que credenciem, se for o caso, sua postagem.