Ativismo e participação político-feminista no fandom de Harry Potter na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.26439/contratexto2022.n038.5805Palavras-chave:
fãs, quadribol, fem, apropiaçaoResumo
O objetivo do artigo é investigar os vínculos entre fandoms e participação política a partir de experiências localizadas na Argentina. Para isso, realizamos uma abordagem qualitativa do fandom de Harry Potter nesse país, por meio de uma análise de estudos de caso: o Círculo de Lectores de Harry Potter e o esporte quadribol, recuperando pesquisas anteriores dos autores. Defendemos que a pertença ou ligação a um fandom pode promover ou acompanhar o ativismo político e social, e que a apropriação e adaptação criativa da história por parte dos fãs promovem posicionamentos em debates atuais que ultrapassam o seu objeto de interesse. Da mesma forma, os espaços vinculados ao fandom são propostos como lugares seguros nos quais se procura alcançar uma conjunção entre afinidade e ativismo. Finalmente, destacamos que a agenda feminista é a que teve maior impacto no fandom do Harry Potter.
Downloads
Referências
Abercrombie, N., & Longhurst, B. (1998). Audiences. A sociological theory of performance andimagination. Sage Publications Ltd. https://dx.doi.org/10.4135/9781446222331
Aguilar, C. (2009). La saga Harry Potter. Interculturalidad y denuncia del racismo. CLIJ: Cuadernos de Literatura Infantil y Juvenil, 227, 48-61. http://repositori.uji.es/xmlui/bitstream/handle/10234/71304/AguilarC_LasagaHarry.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Albarello, F. (2020). Henry Jenkins: “Las comunidades de fans se están volviendo políticas”. Austral Comunicación, 9(1). https://doi.org/10.26422/aucom.2020.0901.alb
Aller, R. (2020). ¿Entre fans y devotos? Prácticas, creencias y simbologías de culto en el fandom de Harry Potter (Argentina) [Tesis de licenciatura, Universidad de Buenos Aires]. Repositorio institucional Filo Digital. http://repositorio.filo.uba.ar/bitstream/handle/filodigital/12107/uba_ffyl_t_2020_se_aller.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Aller, R. (2021). ¿Qué es ser fan? Un abordaje sobre el fandom de Harry Potter en Argentina. Antropológicas, 17, 24-35. https://revistas.rcaap.pt/antropologicas/article/view/21556
Aller, R., & Cuestas, P. (2020). Las transformaciones de un fandom en tiempos de aislamiento. El caso del Círculo de Lectores de Harry Potter Argentina. Revista Argentina de Estudios de Juventud, 14, e037. https://doi.org/10.24215/18524907e037
Álvarez Gandolfi, F. (2016). La cultura otaku y el consumo fan de manga-animé en Argentina: entre el posmodernismo y la convergencia. Vozes & Diálogo, 15(1), 24-36. https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/vd/article/view/8837/5139
Borda, L. (2015). Fanatismo y redes de reciprocidad. La Trama de la Comunicación, 19, 67-87. https://doi.org/10.35305/lt.v19i0.515
Boyd, D. (2014). It’s complicated. The social lives of networked teens. Yale University Press.
Brunner, A. (2016). Harry Potter fans. An anthropological study on identity, practice and the appropriation of the fan object Harry Potter [Tesis de licenciatura, Universidad de Viena]. Repositorio Universidad de Viena. http://othes.univie.ac.at/41960/1/2016-04-11_0903522.pdf
Cavicchi, D. (1998). Tramps like us. Music and meaning among Springsteen fans. Oxford University Press.
Círculo de Lectores de Harry Potter [@chpargentina]. (2020, 3 de junio). Pensábamos abrir el mes de junio con un “Feliz mes del orgullo”… [Imagen]. Instagram. https://www.instagram.com/p/CA-ozpWAcGb/?utm_source=ig_web_copy_link
Cohen, A. (2013). The impacts and benefits yielded from the sport of quidditch [Tesis de doctorado, Universidad de Texas]. CORE. https://core.ac.uk/download/pdf/147237827.pdf
Cuestas, P. (2014). Conociendo el mágico mundo de Harry Potter: sus fans, la relación con la obra y los vínculos que se tejen en el club de lectores [Tesina de licenciatura, Universidad Nacional de La Plata]. Repositorio Memoria Académica. https://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.1087/te.1087.pdf
Cuestas, P. (2018). “Potterheads y feministas”. Experiencias de politización y militancia de lectoras de Harry Potter al calor del debate por la IVE. El Toldo de Astier, 9(17), 44-53. http://www.eltoldodeastier.fahce.unlp.edu.ar/numeros/numero17/pdf/LLDCuestas.pdf
Fiske, J. (1992). The cultural economy of fandom. En L. Lewis (Ed.), The adoring audience: Fan culture and popular media (pp. 30-49). Routledge.
Gómez Cruz, E., & Ardèvol, E. (2017). Ethnography and the field in media(ted) studies: A practice theory approach. Westminster Papers in Communication and Culture, 9(2),27-46. https://doi.org/10.16997/wpcc.172.
Guber, R. (2011). La etnografía. Método, campo y reflexividad. Siglo XXI Editores.
Hang, J. (2020). Feministas y triperas. Mujeres y política en el área de género del club Gimnasia y Esgrima La Plata. Debates en Sociología, 50, 67-90. https://doi.org/10.18800/debatesensociologia.202001.003
Hargreaves, J. (1993). Promesa y problemas en el ocio y los deportes femeninos. En J. Brohm, P. Bourdieu, E. Dunning, J. Hargreaves, T. Todd & K. Young (Comps.), Materiales de sociología del deporte (pp. 83-109). La Piqueta.
Hinck, A. (2012). Theorizing a public engagement keystone: Seeing fandom’s integral connection to civic engagement through the case of the Harry Potter Alliance. Transformative Works and Fan Activism, 10. https://doi.org/10.3983/twc.2012.0311.
Ibarrola, D. (2020). Acerca de la pertinencia de pensar el Quidditch como deporte alternativo. Lúdicamente, 9(18), 1-15. https://www.academia.edu/44210002/Acerca_de_la_pertinencia_de_pensar_el_Quidditch_como_deporte_alternativo
Ibarrola, D. (2021a). A una década de la “independencia” del quidditch argentino: alcances, límites y perspectivas [Ponencia]. 12.° Congreso Argentino de Antropología Social. https://www.academia.edu/52480369/A_una_d%C3%A9cada_de_la_independencia_del_quidditch_argentino_alcances_l%C3%ADmites_y_perspectivas
Ibarrola, D. (2021b). La ética del fandom de Harry Potter y el deporte quidditch: continuidades y rupturas. Cuadernos FHyCS-UNJu, 60, 43-60.
Ito, M., Martin, C., Cody-Pfister, R., Rafalow, M., Salen, K., & Wortman, A. (Eds.). (2019). Affinity online: How connection and shared interest fuel learning. University Press.
Jarvie, G. (2006). Sport, culture and society. An introduction. Routledge.
Jenkins, H. (1992). Textual poachers: Television fans and participatory culture. Routledge.
Jenkins, H. (2006). Convergence Culture. La cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Paidós Comunicación.
Jensen, J. (1992). Fandom as pathology: The consequences of characterization. En L. Lewis (Ed.), The adoring audience: Fan culture and popular media (pp. 9-26). Routledge.
Kliger-Vilenchik, N., & Shresthova, S. (2013). Estudo de caso 5: A Harry Potter Alliance: conectando os intereses dos f~as e o envolvimento social. En M. Ito, K. Gutiérrez, S. Livingstone, B. Penuel, J. Rhodes, K. Salen, J. Schor, J. Sefton-Green & S. Craig Watkins (Eds.), Connected learning: An agenda for research and design (pp. 50-54). Digital Media and Learning Research Hub.
Lopes Arantes, P. (2019).“Not in Harry’s name”: Uma análise do ativismo de fas a partir do fandom de Harry Potter [Tesis de licenciatura no publicada]. Universidade Federal de Minas Gerais.
Marradi, A., Archenti, N., & Piovani, J. I. (2007). Manual de metodología de las ciencias sociales. Emecé.
Marrero, A. (2008). Hermione en Hogwarts o sobre el éxito escolar de las niñas. Mora, 14, 29-42. http://www.scielo.org.ar/pdf/mora/v14n1/v14n1a02.pdf
Munro, E. (2013). Feminism: A fourth wave? Political Insight, 4(2), 22-25. https://doi.org/10.1111/2041-9066.12021
Natalucci, A., & Rey, J. (2018). ¿Una nueva oleada feminista? Agendas de género, repertorios de acción y colectivo de mujeres (Argentina, 2015-2018). Revista de Estudios Políticos y Estratégicos, 6(2), 14-34. https://revistaepe.utem.cl/articulos/una-nueva-oleada-feminista-agendas-de-genero-repertorios-de-accion-ycolectivos-de-mujeres-argentina-2015-2018/
Neiman, G., & Quaranta, G. (2006). Los estudios de caso en la investigación sociológica. En I. Vasilachis de Gialdino (Coord.), Estrategias de investigación cualitativa (pp. 213-237). Gedisa.
O’Brien, G. (2012). Why queers never prosper in the Wizarding World: Phallocentricism, heteronormativity and wandlore in the Harry Potter series. En L. Ciolfi & G. O’Brien (Eds.), Magic is might (pp. 67-74). Sheeflied Hallam University.
Petroff, B. (Productora). (2021, 11 de marzo). Especial: 8M [Podcast]. Spotify. https://open.spotify.com/episode/65gKgEygBGVSbp8L6UuHK8
Piñero Almansa, C. (2016). Hogwarts: donde la magia y la educación convergen. Anuario de Investigación en Literatura Infantil y Juvenil, 14, 141-156. https://revistas.webs.uvigo.es/index.php/AILIJ/article/view/978/962
Pis Diez, N. (2018). Violencias machistas y resistencia feminista en Argentina: una reconstrucción y algunos elementos históricos para entender la “cuarta ola” [Tesis de posgrado, Universidad Federal de Juiz de Fora]. Repositorio Memoria Académica. http://www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.1702/te.1702.pdf
Presida, P. (2013). Racism in Harry Potter series. International Journal of English and Literature, 3(5), 27-30.
Popple, J. (2015). Embracing the magic: Muggle quidditch and the transformation of gender equality from fantasy to reality. En L. Brenner (Ed.), Playing Harry Potter. Essays and interviews on fandom and performance (pp. 188-205). McFarland &Company, Inc.
Prego Nieto, M. (2018). Estudios sobre comunidades fan bajo una perspectiva feminista. Revisión bibliográfica. DOI: 10.13140/RG.2.2.20638.84807
Prego Nieto, M. (2020). Tendencias epistemológicas de los fan studies en la investigación en comunicación: una propuesta de clasificación. Anàlisi, 63, 101-114.
Qymeras Quidditch Team [@qymeras.team]. (2020, 28 de junio). Las quimeras son seres mitológicos, monstruos híbridos de dos o más animales… [Imagen]. Instagram. https://www.instagram.com/p/CB-93melyPz/?utm_source=ig_web_copy_link
Radford, A. (2010). Title 9 3/4. Promoting gender equality through quidditch. Monthly Seer, 2.
Roberts, M. (2021, 21 de diciembre). Opinion: Quidditch’s new name might teach J. K. Rowling a surprising lesson. The Washington Post. https://www.washingtonpost.com/opinions/2021/12/21/quidditch-new-name-jk-rowling-transphobic/
Rosas Mantecón, A. (1993). Globalización cultural y antropología. Alteridades, 3(5), 79-91. https://www.redalyc.org/pdf/747/74745548007.pdf
Schandor, A., & Torti Frugone, Y. (2012). Harry Potter: el cierre de una experiencia generacional [Ponencia]. XIV Congreso REDCOM “Investigación y extensión en comunicación: sujetos, políticas y contextos”, Universidad Nacional de Quilmes, Quilmes, Argentina. http://gruposdeculto.blogspot.com/2012/07/harry-potterel-cierre-de-una.html
Stake, R. (1998). Investigación con estudios de casos. Morata.
Tarantino, P. (2018). Historia secreta del mundo mágico. Numeral. United States Quidditch. (2020, 18 de diciembre). Refocusing and restructuring USQ. https://www.usquidditch.org/news/2020/12/refocusing-and-restructuring-usq
United States Quidditch. (2021, 15 de diciembre). USQ, MLQ pursue name change for quidditch. https://www.usquidditch.org/news/2021/12/usq-mlq-pursue-name-change-for-quidditch
Verd, J. M., & Lozares, C. (2016). Introducción a la investigación cualitativa. Fases, métodos y técnicas. Síntesis.
Wisehart, F., & Edala, N. (2021, 16 de diciembre). Reasons to embrace a long overdue name change. Fast Break News. https://www.fastbreaknews.com/articles/reasons-to-embrace-name-change
Zimmerman, T. (2017). #Intersectionality: The fourth wave feminist Twitter community. Atlantis: Critical Studies in Gender, Culture & Social Justice, 38(1), 54-70. https://journals.msvu.ca/index.php/atlantis/article/view/4304/54-70%20PDF
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos publicados estão sujeitos a uma licença CC BY 4.0 Creative Commons. (atualizado em 1 de marzo de 2021)
O conteúdo da revista pode ser compartilhado em qualquer material ou formato. Também pode ser adaptado, contribuído e transformado. Ambas as possibilidades só são permitidas na medida em que atendam às seguintes condições:
- Atribuição: o crédito deve ser dado onde for devido, fornecer um link para a licença e indicar as alterações, se houver. Isso deve ser feito da maneira considerada apropriada, sem sugerir que o licenciante está promovendo você ou o uso do material.
Direitos de propriedade
Os direitos patrimoniais da Contratexto são publicados sob uma licença Creative Commons BY 4.0, que permite aos autores manter os direitos econômicos de suas obras sem restrições.
Se uma obra publicada na Contratexto for copiada, distribuída, divulgada ou qualquer outra atividade contemplada na referida licença, o autor ou autores e a revista devem ser clara e expressamente mencionados.
Autoarquivamento
Esta revista permite e incentiva os autores a publicar artigos submetidos à revista em seus sites pessoais ou em repositórios institucionais, tanto antes quanto depois de sua publicação nesta revista, desde que forneçam informações bibliográficas que credenciem, se for o caso, sua postagem.