Novos comunicadores audiovisuais: oportunidades profissionais e requisitos de formação no contexto espanhol
DOI:
https://doi.org/10.26439/contratexto2022.n037.5688Palavras-chave:
comunicação audiovisual, perfis profissionais, indústria audiovisual, competências, empregabilidade na comunicaçãoResumo
A transformação digital do ambiente audiovisual e os seus efeitos nas lógicas de criação, produção e comercialização das indústrias da comunicação impulsaram o aparecimento de novos perfis profissionais nos estudos de Comunicação Audiovisual na Espanha. Especialistas nesse campo delimitam três cenários de especialização laboral consolidados na comunicação social e que as universidades devem atender para a formação de profissionais do audiovisual: (a) concepção, programação e desenvolvimento de aplicações e software; (b) marketing digital e gestão de plataformas de vídeo e áudio para exploração online; e (c) efeitos visuais, cenografia virtual e desenho de ambientes e personagens em 3D. Essa investigação visa reconhecer as competências e capacidades associadas a esses perfis profissionais a partir do estudo descritivo de tipo relacional exploratório, que combina uma revisão da literatura científica mais recente sobre este assunto com entrevistas aprofundadas (a profissionais e docentes) com experiência comprovada em cada uma das áreas já assinaladas. O estudo descreve e sistematiza os papéis e requisitos destes campos de competência, a fim de identificar áreas de oportunidade na indústria audiovisual.
Downloads
Referências
Aguaded, I., & Romero-Rodríguez, L. (2015). Mediamorfosis y desinformación en la infoesfera: alfabetización mediática, digital e informacional ante los cambios de hábitos de consumo informativo. Education in the Knowledge Society, 16(1), 44-57.
Álvarez, H. (2021). Industria cultural e internacionalización en español. En J. L. García-Delgado (Dir.), El español, lengua internacional: proyección y economía (pp.129-144). Civitas.
Anyó, L. (2015). Crítica cultural en la ficción televisiva. En J. R. Terceño (Ed.), Creaciones audiovisuales actuales (pp. 57-73). Asociación Cultural y Científica Iberoamericana.
Arana Arrieta, E., Mimenza Castillo, L., & Narbaiza Amillategi, B. (2020). Pandemia, consumo audiovisual y tendencias de futuro en comunicación. Revista de Comunicación y Salud, 10(2), 149-183. https://doi.org/10.35669/rcys.2020.10(2).149-1831
Besalú-Casademont, R., Schena, J., & Sánchez-Sánchez, C. (2017). Competencias más relevantes en los estudios de Comunicación Audiovisual. Las percepciones de profesionales, docentes y estudiantes. Revista Latina de Comunicación Social, 72, 1536-1553. http://doi.org/10.4185/RLCS-2017-1233
Cerezo, P. (2017). En busca del modelo de negocio. Evoca Comunicación e Imagen.
Clares-Gavilán, J. (2019). La revolución over the top. Del vídeo bajo demanda (VOD) a la televisión por internet. Editorial UOC.
Comisión Nacional de los Mercados y la Competencia. (2021). Panel de Hogares de la Comisión Nacional del Mercado de la Competencia. CNMC.
Crusafon, C. (2018). La industria audiovisual ante el despliegue del 5G: el caso de la Unión Europea. Fonseca, Journal of Communication, 17, 11-22. https://doi.org/10.14201/fjc2018171122
Cuesta Cambra, U., & Mañas Viniegra, L. (2016). Integración de la realidad virtual inmersiva en los Grados de Comunicación. Icono 14, 14(2), 1-21. https://doi.org/10.7195/ri14.v14i2.953
Entidad de Gestión de Derechos de los Productores Audiovisuales. (2020). Panorama Audiovisual Iberoamericano 2020. EGEDA; FIPCA.
Gobierno de España. (2021). España Hub Audiovisual de Europa. https://www.lamoncloa.gob.es/presidente/actividades/Documents/2021/240321-Plan_de_impulso_al_sector_audiovisual.pdf
Grané, M., Frígola Reig, J., & Willem, C. (2019). La formación de los estudiantes en creación audiovisual con la utilización de dispositivos móviles. En R. Suárez, M. Grané & A. Tarragó (Eds.), APPS4CAV. Creación audiovisual con dispositivos móviles (pp. 173-184). LMI.
Guarinos, V., & Sedeño Valdellós, A. M. (Coords.). (2013). Narrativas audiovisuales digitales: convergencia de medios, multiculturalidad y transmedia. Fragua.
Heredero, O., & Reyes, F. (2016). Los efectos profesionales de la crisis de la televisión pública española: el creador audiovisual low cost y las nuevas tecnologías. AdComunica. Revista Científica de Estrategias, Tendencias e Innovación en Comunicación, 11, 95-118.
Heredia Ruiz, V. (2017). Revolución Netflix: desafíos para la industria audiovisual. Chasqui. Revista Latinoamericana de Comunicación, 135, 275-295.
Instituto Cervantes. (2021). El español en el mundo. Anuario del Instituto Cervantes 2021. https://cvc.cervantes.es/lengua/anuario/anuario_21/default.htm
Jiménez Gómez, I., & Mañas Viniegra, L. (2018). Ofertas de empleo mejor remuneradas en comunicación y diseño: nuevos perfiles y efecto full-stack. Doxa Comunicación, 27, 239-251.
Jódar Marín, J. A. (2019). Caracterización del lenguaje audiovisual de los fashion films: realización y postproducción digital. Prisma Social, 24, 135-152.
LinkedIn. (2021). Empleos en auge. España. https://business.linkedin.com/es-es/talent-solutions/resources/talent-acquisition/jobs-on-the-rise-cont-fact
Mateus, J., Aran-Ramspott, S., Masanet, M. J., & Andrada, P. (2019). Dispositivos móviles en la educación superior: estado de la cuestión y percepción en las universidades españolas. En R. Suárez, M. Grané & A. Tarragó (Eds.), APPS4CAV. Creación audiovisual con dispositivos móviles (pp. 127-156). LMI.
PwC. (2021). Entertainment and Media Outlook 2020-2024 España. https://www.pwc.es/es/entretenimiento-medios/assets/informe-gemo-espana-2020-2024.pdf
Rubio Jordán, A. V. (2021). Periodismo de datos y prensa nativa digital: cobertura de la campaña electoral del 10N a través de El Confidencial, Eldiario.es y El Español. Doxa Comunicación, 32, 289-303. https://doi.org/10.31921/doxacom.n32a14
Rubio Tamayo, J. L., & Gértrudix Barrio, M. (2016). Realidad virtual (HMD) e interacción desde la perspectiva de la construcción narrativa y la comunicación: propuesta taxonómica. Icono 14, 14(2), 1-24. https://doi.org/10.7195/ri14.v24i2.965
Saavedra Llamas, M., Grijalba de la Calle, N., & Pedrero Esteban, L. M. (2018). Hacia una redefinición de las competencias y perfiles profesionales del comunicador audiovisual en el ecosistema digital. Doxa Comunicación, 27, 369-385.
Saavedra Llamas, M., & Rodríguez Fernández, L. (2016). Audiencia social: una oportunidad para el medio televisivo y para la estrategia publicitaria. Telos, 103, 102-110.
Servicio Público de Empleo Estatal. (2021). Informe del Mercado de Trabajo Estatal. Datos 2020. Observatorio de las Ocupaciones.
Sora, C. (2015). Etapas, factores de transformación y modelo de análisis del nuevo audiovisual interactivo online. El Profesional de la Información, 24(4), 424-431.
Ventura, R., Roca-Cuberes, C., & Corral-Rodríguez, A. (2018). Comunicación digital interactiva: valoración de profesionales, docentes y estudiantes del área de la comunicación sobre las competencias académicas y los perfiles profesionales. Revista Latina de Comunicación Social, 73, 331-351. http://doi.org/10.4185/RLCS-2018-1258
Vicepresidencia Primera del Gobierno de España, & Ministerio de Asuntos Económicos y Transformación Digital. (2021). Plan de Impulso al Sector Audiovisual. https://portal.mineco.gob.es/es-es/TID/hub-audiovisual/Paginas/el-plan.aspx
Villa Montoya, M. I. (2018). Narrativas inmersivas para comunicadores. Realidad virtual, aumentada y mixta en propuestas audiovisuales de ficción y no ficción. Comunicación, 39, 7-12. http://dx.doi.org/10.18566/comunica.n39.a01
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos publicados estão sujeitos a uma licença CC BY 4.0 Creative Commons. (atualizado em 1 de marzo de 2021)
O conteúdo da revista pode ser compartilhado em qualquer material ou formato. Também pode ser adaptado, contribuído e transformado. Ambas as possibilidades só são permitidas na medida em que atendam às seguintes condições:
- Atribuição: o crédito deve ser dado onde for devido, fornecer um link para a licença e indicar as alterações, se houver. Isso deve ser feito da maneira considerada apropriada, sem sugerir que o licenciante está promovendo você ou o uso do material.
Direitos de propriedade
Os direitos patrimoniais da Contratexto são publicados sob uma licença Creative Commons BY 4.0, que permite aos autores manter os direitos econômicos de suas obras sem restrições.
Se uma obra publicada na Contratexto for copiada, distribuída, divulgada ou qualquer outra atividade contemplada na referida licença, o autor ou autores e a revista devem ser clara e expressamente mencionados.
Autoarquivamento
Esta revista permite e incentiva os autores a publicar artigos submetidos à revista em seus sites pessoais ou em repositórios institucionais, tanto antes quanto depois de sua publicação nesta revista, desde que forneçam informações bibliográficas que credenciem, se for o caso, sua postagem.













