Emergência do jornalismo de qualidade no contexto ibero-americano: uma leitura a partir da proposta de Pierre Bourdieu
DOI:
https://doi.org/10.26439/contratexto2022.n037.5620Palavras-chave:
Jornalismo de qualidade, campo jornalístico, campo da mídia, Ibero-América, Escolas de comunicaçãoResumo
Em um contexto de financeirização e metanarrativa digital é urgente uma reflexão sobre o jornalismo de qualidade relacionado com propostas jornalísticas emergentes no contexto ibero-americano. É por isso que o artigo revisa a obra de Pierre Bourdieu que aborda os conceitos campo, doxa e habitus, e opta-se por vinculálos aos debates em torno da matriz disciplinar do campo jornalístico. Assim, propõe-se uma distinção necessária entre o jornalismo de qualidade e o relato que emerge de um campo midiático condicionado pela financeirização. O texto constitui principalmente uma contribuição teórica porque articula a proposta de Bourdieu com a discussão sobre o jornalismo de qualidade. Na última parte, elabora-se uma discussão em que se defende a necessidade de considerar o papel dos Cursos de Comunicação como dinamizadores de um campo jornalístico diferenciado.
Downloads
Referências
Almiron, N. (2007). La convergencia de intereses entre banca y grupos de comunicación: el caso de SCH y PRISA. Zer, 22, 41-67.
Almiron, N. (2008). Conglomerats de comunicació al segle xxi: financiarització i dèficit democràtic. L’Espill, 28, 60-74.
Almiron, N. (2010). Journalism in crisis. Corporate media and financialization. Hampton Press.
Alsius, S. (2011). Cap a una gran base de dades per a l’estudi de l’ètica periodística. Periodística, 13, 27-57.
Beckett, C. (2008). SuperMedia. Saving journalism so it can save the world. Wiley-Blackwell.
Bilbeny, N. (2012). Ética del periodismo. La defensa del interés público por medio de una información libre, veraz y justa. Universitat Autònoma de Barcelona.
Blöbaum, B. (2014). Trust and journalism in a digital environment. Reuters Institute for The Study of Journalism. https://reutersinstitute.politics.ox.ac.uk/sites/default/files/Trust%20and%20Journalism%20in%20a%20Digital%20Environment.pdf
Blood, R. (2004, 15 de abril). A few thoughts on journalism and what can weblogs do about it. Rebecca Blood. http://www.rebeccablood.net/essays/what_is_journalism.html
Borden, S. L. (2007). Journalism as practice. MacIntyre, virtue ethics and the press. Ashgate.
Borden, S. L., & Pritchard, M. S. (2001). Conflict of interest journalism. En M. Davis & A. Stark (Eds.), Conflict of interest in the professions (pp. 30-46). Oxford University Press.
Borrat, H. (1989). El periódico, actor político. Gustavo Gili.
Borrat, H. (1993). Hacia una teoría de la especialización periodística. Anàlisi, 15, 80-81.
Borrat, H. (1998). Comunicación periodística especializada: narración y análisis de la historia inmediata social, política, económica o cultural desde las ciencias sociales. En Primeres Jornades sobre continguts acadèmics i docència del Departament de Periodisme i de CC. de la Comunicació (pp. 3-6).
Borrat, H. (2002). Paradigmas alternativos y redefiniciones conceptuales en comunicación periodística. Anàlisi, 28, 55-77.
Bourdieu, P. (1972). Esquisse d’une theorie de la practique. Droz.
Bourdieu, P. (1991). El sentido práctico. Taurus. (Obra original publicada en 1980).
Bourdieu, P. (1996). Cosas dichas. Gedisa.
Bourdieu, P. (1997). Espacio social y campo de poder. Anagrama.
Bourdieu, P., & Wacquant, L. (2008). Una invitación a la sociología reflexiva. Siglo XXI Editores. (Obra original publicada en 1992).
Bruno, N., & Nielsen, R. K. (2012). Survival is success. Journalistic online start-ups in Western Europe. Reuters Institute for the Study of Journalism.
Bustamante, E. (2010). Los amos de la información, de ayer a hoy. En P. Serrano (Comp.), Traficantes de información. La historia oculta de los grupos de comunicación españoles (pp. 5-9). Akal.
Carey, J. (1989). Communication as Culture. Unwin Hyman Ltd.
Chillón, A. (1998). El “giro lingüístico” y su incidencia en el estudio de la comunicación periodística. Anàlisi, 22, 63-98.
Chillón, A. (2014). La palabra facticia. Literatura, periodismo y comunicación. Aldea Global.
Codina, L., & Guallar, J. (2019). Cura de continguts i fonts d’informació obertes per a comunicadors: relacions estratègiques en un periodisme de qualitat. Comunicació: Revista de Recerca i d’Anàlisi, 36(2), 71-86.
Curran, J., & Seaton, J. (2009). Power without responsibility: press, broadcasting and internet in Britain. Routledge.
Davies, N. (2008). Flat Earth News: an award-winning reporter exposes falsehood, distortion and propaganda in the global media. Chatto and Windus.
Davis, M. (2010). Why journalism is a profession? En C. Meyers (Comp.), Journalism ethics: a philosophical approach. Oxford University Press.
Deuze, M. (2005). What is journalism? Professional identity and ideology of journalists reconsidered. Journalism: Theory, Practice and Criticism, 6(4), 443-465. https://doi.org/10.1177/1464884905056815
Duch, L. (2009). Mito, interpretación y cultura. Herder.
Elliott, D., & Ozar, D. (2010). An explanation and a method for the ethics of journalism. En C. Meyers (Comp.), Journalism ethics: a philosophical approach (pp. 9-24). Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195370805.003.0001
Gallego, J., & Luengo, M. (2014). Periodismo social. Síntesis.
Garde, C. (2021, 2 de julio). Atrapats dins la gàbia de miralls: la comunicació de xarxes en temps de COVID-19. Una proposta de glossari per revertir les inèrcies del capitalisme de la vigilància [Comunicación]. IV Congrés Internacional de Recerca en Comunicació, Universitat Autònoma de Barcelona, España.
Gardner, H., Csikszentmihalyi, M., & Damon, W. (2001). Good work: when excellence and ethics meet. Basic Books.
Garcés, M. (2013). Un mundo común. Ediciones Bellaterra.
Gayà Morlà, C. (2015). El periodismo de interacción social, una propuesta de dinamización del campo periodístico. La aplicación en el caso de las tripulaciones abandonadas en el Mediterráneo [Tesis doctoral]. Universitat Autònoma de Barcelona.
Gómez Mompart, J. L. (2013). Complejidad social y calidad informativa: hacia un periodismo glocal. Austral Comunicación, 2(2), 219-238.
Gómez Mompart, J. L., Gutiérrez Lozano, J. F., & Palau Sampío, D. (2015). La calidad periodística en España según la percepción de los periodistas. Estudios sobre el Mensaje Periodístico, 13(21), 13-30. https://doi.org/10.5209/rev_ESMP.2015.v21.50647
González, J. (1998). Educación, tecnología y cultura: una propuesta de investigación exploratoria. Estudios sobre las Culturas Contemporáneas, Época II, 7(IV), 153-164.
Hamelink, C. (1984). Finanzas e información. Un estudio de intereses convergentes. Instituto Latinoamericano de Estudios Transnacionales; Nueva Imagen.
Harvey, D. (2008). El neoliberalismo como destrucción creativa. Apuntes del Cenes, 27(45), 10-34. https://revistas.uptc.edu.co/index.php/cenes/article/view/3032
Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2001). Elements of journalism. Crown.
Kovach, B., & Rosenstiel, T. (2012). Elementos del periodismo. Aguilar.
Kunelius, R., & Ruusunoksa, L. (2008). Mapping professional imagination. Journalism Studies, 9(5), 662-678. https://doi.org/10.1080/14616700802207581
Levy, D. (2011). Beyond fatalism? New perspectives on the future of public interest journalism. Nordicom Information, 33(1-2), 3-23.
Lloyd, J. (2004). What the media are doing to our politics. Constable.
McManus, J. H. (1994). Market-driven journalism: let the citizen beware? Sage.
McQuail, D. (1992). Media performance. Mass communication and the public interest. Sage.
Martínez-Albertos, J. L. (1983). Curso general de redacción periodística. Mitre.
Meyers, C. (2010). Introduction. Ethics theory and decision making. En C. Meyers (Ed.), Journalism ethics: a philosophical approach (pp. 3-8). Oxford University Press.
Mosco, V. (2006). La economía política de la comunicación: una actualización diez años después. Cuadernos de Información y Comunicación, 11, 57-79.
Nerone, J., & Barnhurst, K. G. (2003). News form and the media environment: a network of represented relationship. Media, Culture & Society, 25(1), 111-124.
O’Donnell, P., & Mcknight, D. (2012). Journalism at the speed of bytes. Australian newspapers in the 21st century. University of Sydney, Department of Media and Communications.
Örnebring, H. (2009). The two professionalisms of journalism: journalism and the changing context of work [Working paper]. Reuters Institute for the Study of Journalism.
Romero-Rodríguez, L. M., Tejedor, S., & Castillo-Abdul, B. (2021). From the immediacy of the cybermedia to the need for slow journalism: experiences from Ibero-America. Journalism Practice. https://doi.org/10.1080/17512786.2020.1870530
Rowe, D. (2011). Obituary for the newspaper? Tracking the tabloid. Journalism, 12(4), 449-466. https://doi.org/10.1177/1464884910388232
Rusiñol, P. (2013). Papel mojado. La crisis de la prensa y el fracaso de los periódicos en España. Debate.
Salaverría, R. (2019). Digital journalism: 25 years of research. Review article. El Profesional de la Información, 28(1). https://doi.org/10.3145/epi.2019.ene.01
Starr, P. (2009). Adiós a la era de los periódicos. Letras Libres, 127, 18-26.
Vassallo de Lopes, M., & Fuentes Navarro, R. (2002). Comunicación, campo y objeto de estudio. ITESO.
Vidal Castell, D. (2000). Alteritat i presència [Tesis doctoral]. Universitat Autònoma de Barcelona.
Vidal Castell, D. (2002). La transformació de la teoria del periodisme: una crisi de paradigma? Anàlisi, 28, 21-54.
Vidal Castell, D. (2013). Set obstacles per a la veritat en el periodisme avui… i 20 noms fonamentals que cal llegir i que han innovat en la seva història (i dels quals hem d’aprendre en el context actual). Somatents. http://www.somatents.com/set-obstacles-per-a-la-veritat-en-el-periodisme-avui/#.VG9mcxZTmz4
Vidal Castell, D. (2020). Las fake-news como recurso de legitimación de los medios convencionales. Análisis discursivo de artículos publicados en los principales diarios de Barcelona (2017-2019). En Actas del VII Congreso Internacional de la AE-IC. Comunicación y Diversidad (pp. 2591-2615). Asociación Española de Investigación de la Comunicación.
Zeller, C. (2001). Los medios y la formación de la voz en una sociedad democrática. Anàlisi, 26, 121-144.
Zeller, C. (2017). El periodismo en la era de las desigualdades. Clivatge, 5, 332-356. https://revistes.ub.edu/index.php/clivatge/article/view/18614
Zuboff, S. (2020). La era del capitalismo de la vigilancia. Paidós.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Todos os trabalhos publicados estão sujeitos a uma licença CC BY 4.0 Creative Commons. (atualizado em 1 de marzo de 2021)
O conteúdo da revista pode ser compartilhado em qualquer material ou formato. Também pode ser adaptado, contribuído e transformado. Ambas as possibilidades só são permitidas na medida em que atendam às seguintes condições:
- Atribuição: o crédito deve ser dado onde for devido, fornecer um link para a licença e indicar as alterações, se houver. Isso deve ser feito da maneira considerada apropriada, sem sugerir que o licenciante está promovendo você ou o uso do material.
Direitos de propriedade
Os direitos patrimoniais da Contratexto são publicados sob uma licença Creative Commons BY 4.0, que permite aos autores manter os direitos econômicos de suas obras sem restrições.
Se uma obra publicada na Contratexto for copiada, distribuída, divulgada ou qualquer outra atividade contemplada na referida licença, o autor ou autores e a revista devem ser clara e expressamente mencionados.
Autoarquivamento
Esta revista permite e incentiva os autores a publicar artigos submetidos à revista em seus sites pessoais ou em repositórios institucionais, tanto antes quanto depois de sua publicação nesta revista, desde que forneçam informações bibliográficas que credenciem, se for o caso, sua postagem.