Integrando Comunicação e Medicina no ensino da Comunicação Comunitária: uma experiência brasileira inovadora

Palabras clave: Comunicação comunitária, Promoção da saúde, Cidadania, Educação superior

Resumen

DOI: https://doi.org/10.26439/contratexto2020.n033.4787

É possível uma interdisciplinaridade entre os cursos de Comunicação e de Saúde no ensino da Comunicação Comunitária? Teoricamente alguns autores, sobretudo do campo da saúde, já discutem essa integração (Araújo & Cardoso, 2007). Mas para além de uma produção bibliográfica, essa integração é quase inexistente nas salas de aula brasileiras. Dessa forma, o objetivo do artigo é compartilhar uma experiência interdisciplinar no ensino da Comunicação Comunitária, com ênfase em práticas de cidadania, envolvendo os cursos de Comunicação e Medicina de uma universidade pública, situada no Nordeste do Brasil. Estamos alinhadas com Peruzzo (2013, p. 176) no entendimento de que a Comunicação Comunitária “contribui para formar cidadãos capazes de compreender o mundo e de se organizar para transformálo”.

Descargas

La descarga de datos todavía no está disponible.

Biografía del autor/a

Giovana Mesquita, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Doutora em Comunicação, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Carolina Paz, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil

Doutoranda em Bioética, Universidade Federal de Pernambuco, Brasil.

Citas

Acosta, G., y Garcés, A. (2013). Colectivos de comunicación y apropiación de medios. Medellín: Universidad de Medellín.

Aguilera, C., y Polanco, G. (2013). Video comunitario, alternativo, popular… Apuntes para el desarrollo de políticas públicas audiovisuales. Recuperado de http://videocomunidad.univalle.edu.co/descargas/Libro_Video_Comunitario_Alternativo_Popular.pdf

Badillo, M. (2012). Propuestas de comunicación y educación ambiental a través del Facebook y el uso de narrativas digitales. Entramado, 8(1), 128-139. Recuperado de http://www.redalyc.org/pdf/2654/265424601009.pdf

Barreto, C., Bohórquez, H., y Piña, D. (2016). El empoderamiento de los líderes escolares: una estrategia para desarrollar la cultura ambiental en dos colegios públicos de Bogotá D. C. Tecné, Episteme y Didaxis (TED), número extraordinario, 599-605. doi: 2323-0126

Bedoya, A., Moscoso, L., y Rendón, L. M. (2015). Incidencia de los procesos comunicativos en los proyectos ambientales escolares. Revista Lasallista de Investigación, 12(2),75-83.

Bernal, C. (2016). Métodos cualitativos y cuantitativos en investigación científica. En Metodología de la investigación (pp.73-77). Bogotá: Pearson Educación.

Ceballos, J. (1999). El restablecimiento de las condiciones de habitabilidad: un proceso de y para la comunicación. En P. Duque (Comp.), Enfoques y metodologías sobre el hábitat. Memorias de una experiencia pedagógica (pp. 97-104). Medellín: Universidad Nacional de Colombia.

Ceccon, C. (2006). Escuelas comunicativas de calidad educativa y democrática. En R. M. Alfaro (Ed.), La otra brújula. Innovaciones en comunicación y desarrollo (pp. 255-258). Lima: Calandria.

Corrales, F., y Hernández, H. (2009). La comunicación alternativa en nuestros días: un acercamiento a los medios de la alternancia y la participación. Razón y Palabra, 70(14), 1-34.

Díaz, F. (2017). El neoextractivismo y el neodesarrollismo en los contextos latinoamericano y colombiano. Revista Controversia, 208, 57-98. Espinosa, J. (2012). El video participativo: herramienta para la transformación social en procesos pedagógicos, sociales y políticos. Revista Nexus Comunicación, 1, 64-75. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/317926650_El_video_participativo_herramienta_para_la_transformacion_social_en_procesos_pedagogcos_sociales_y_politicos_Diseno_de_propuestas_para_dos_casos_en_la_Peninsula_Iberica

Freire, P. (1969). La educación como práctica de la libertad. Montevideo: Tierra Nueva.

Freire, P. (2004). Pedagogía de la autonomía: saberes necesarios para la práctica educativa. México D. F.: Siglo Veintiuno Editores. Galeano, M. (2004). Estrategias de investigación social cualitativa. El giro en la mirada.

Medellín : La Carreta Editores. Gómez, R. (2013). Reflexiones sobre lo “alternativo” y la “alternatividad” en el campo de lacomunicación y la cultura en Argentina y América Latina. El quilibrista, 1(1). Recuperado de https://p3.usal.edu.ar/index.php/elequilibrista/article/view/1354/1705

Gumucio, A. (2001). Haciendo olas: comunicación participativa para el cambio social. Nueva York: The Rockefeller Foundation.

Kaplún, M. (1997). De medio y fines en comunicación. Chasqui, 58, 1-5. Lunch, N. (2006). Una mirada al video participativo. Recuperado de https://issuu.com/insightshare/docs/insights_into_participatory_video_-_722a87cb7e42bb

Martín-Barbero, J. (1987). De los medios a las mediaciones. Comunicación, cultura y hegemonía. Barcelona: Gustavo Gili.

Martín-Barbero, J. (2002). La educación desde la comunicación. Bogotá: Norma.

Mejía, E., Novoa, E., Ñaupas, H., y Villagómez, A. (2014). Metodología de la investigación cuantitativa-cualitativa y redacción de la tesis. Bogotá: Ediciones de la U.

Menéndez, Y., y Pedroso, W. (2017). Vinculación de adolescentes con la gestión ambiental en comunidades costeras de Cuba, a través de la educomunicación y el audiovisual participativo. Revista de Comunicación, 16(1), 147-165. Recuperado de https://revistadecomunicacion.com/article/view/1012

Mosangini, G. (2010). Documentales para la transformación. Guía para la elaboración de documentales sociales participativos. Recuperado de http://cajondeherramientas.com.ar/wp-content/uploads/2019/05/guia-documentales-socialesparticipativos.pdf

Orozco, G. (1994). Al rescate de los medios. Diseño democrático para los comunicadores. México D. F.: Universidad Iberoamericana.

Rabadán, Á. V., Bruzón, L., y Montaño, S. (2015). Identidad, cultura y desarrollo a través del audiovisual participativo: el caso de jóvenes del Proyecto Younth Path de la Unesco en Costa Rica. Alteridad, 10(1), 44-56.

Rocha, C. (2018). El audiovisual participativo y las ciudadanías de alta intensidad en Cazuca (Colombia). Revista Internacional de Comunicación y Desarrollo, 9, 42-56. doi: 10.15304/ricd.2.9.5214

Sampieri, R. (2014). Metodología de la investigación (6.aed.). México D. F.: McGraw Hill; Interamericana Editores.

Sandoval, J. (2015). El documental participativo como proceso educativo: hacia la realización de proyectos audiovisuales con enfoque intercultural. Entreciencias, 3(6), 107-119. Recuperado de https://www.researchgate.net/publication/322590848_El_documental_participativo_como_proceso_educativo_hacia_la_realizacion_de_proyectos_audiovisuales_con_enfoque_intercultural

Publicado
2020-07-04
Cómo citar
Mesquita, G., & Paz, C. (2020). Integrando Comunicação e Medicina no ensino da Comunicação Comunitária: uma experiência brasileira inovadora. Contratexto, (033), 153-169. Recuperado a partir de https://revistas.ulima.edu.pe/index.php/contratexto/article/view/4759
Sección
Artículos